Ao longo de todo o mês de agosto, a Unimed Goiânia irá promover ações para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos ou mais. A campanha ‘Desmistificando a amamentação’, nas redes sociais, propõe uma conscientização das gestantes, puérperas e rede de apoio sobre os benefícios da prática. Além disso, a cooperativa também irá realizar uma série de palestras e workshop para beneficiárias.
A campanha Agosto Dourado, símbolo de incentivo ao aleitamento materno, ganhou essa cor devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano e tem o objetivo de reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê. “Ele tem todos os nutrientes necessários para um bebê com até seis meses. Depois dessa idade, o leite materno continua trazendo benefícios para um desenvolvimento saudável”, diz Lorena Diniz, diretora de Provimento de Saúde da Unimed Goiânia.
Com o intuito de esclarecer mitos relacionados a amamentação prolongada, que costuma ser alvo de críticas, a Unimed Goiânia promove uma campanha apontando os benefícios da prática não só para a saúde do bebê, mas também para a da mãe. Em alusão à campanha, a Unimed Goiânia iluminou o prédio do Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), no Setor Bueno, com a cor dourada. O local permanecerá assim por todo o mês de agosto.
Além da campanha, desde agosto de 2022, o Instituto Unimed Goiânia, braço socioambiental da Unimed Goiânia, realiza o projeto ‘Potinhos de Amor e Cuidado’. Trata-se de uma ação permanente de arrecadação e doação de potes de vidros, já que os bancos de leite de Goiânia sempre estão precisando de doação desses itens para acondicionamento e fornecimento de leite materno doado. São arrecadados potes de vidro de boca larga com capacidade de 300ml, 500ml e 700 ml.
Beneficiárias – Agregando força à campanha nacional do Agosto Dourado, a Unimed Goiânia preparou uma série de ações para as beneficiárias da cooperativa. No dia 7 de agosto, foi realizado o Workshop ABC da amamentação, um momento de orientações e condutas relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha, cuidados com a mama e alimentação da mãe.
No dia 14, foi promovido mais um encontro do Grupo Papo de Gestante, com o tema “Exercícios físicos na gestação”. Ele foi destinado para as gestantes inscritas no Programa de Apoio a Gestante e ao Recém-nascido. No dia 24, às 15h30, o Grupo de Desenvolvimento Infantil irá receber uma palestra com o tema “Amamentação e saúde mental: Da livre demanda ao desmame”. A ação é destinada para gestantes, puérperas e acompanhantes.
No dia 28, às 18h, o grupo Papo de Gestante irá se encontrar com a ONG Bebê Canguru, que promoverá uma palestra com o tema “Exterogestação: Um novo cuidado com o bebê do século 21”. Todas as ações irão ocorrer no Espaço Sinta-se Bem, no Setor Aeroporto. As inscrições de beneficiárias para as atividades estão abertas. Elas podem ser feitas presencialmente, no Espaço Sinta-se Bem, ou pelo WhatsApp (62) 3524-6836.
Fonte: Assessoria de comunicação da Unimed Goiânia