O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) está mapeando a situação das cooperativas goianas que atuam no setor. Por esse motivo, uma equipe de analistas do escritório regional de Goiás e do Distrito Federal esteve nesta quinta-feira (25/1) na sede da OCB/GO para buscar informações e começar a estabelecer parcerias com a entidade. Eles foram recebidos por gestores e analistas do Sistema OCB/GO que atuam diretamente no desenvolvimento de cooperativas.

De acordo com Vinícius Gomes de Aguiar, analista do MDA, em Goiás, o objetivo da equipe é entender o cenário da agricultura familiar e, com base nisso, pensar em políticas mais diretas para ajudar os produtores goianos. “Nós estamos entendendo qual o contexto de Goiás como um todo, inclusive com base em números, em especificidades, em regionalização, para pensar em políticas públicas efetivas, mais diretas para essas famílias que trabalham com a produção de alimentos”, explica.

Dentro deste contexto, a equipe do MDA entende que o Sistema OCB/GO tem muito para colaborar com o desenvolvimento da agricultura familiar. “Uma das ideias do Ministério é incentivar também o cooperativismo. O trabalho coletivo, seja ele de comunidades tradicionais, de agricultores familiares e camponeses, tem muitas especificidades e a gente quer entender esse trabalho para justamente identificar aqueles que estão na condição de cooperar e criar parcerias”, comenta Vinícius. “Sabemos que há uma demanda de políticas públicas enorme para o setor da agricultura familiar, não só em Goiás, mas em todo o Brasil”, comenta Adriano Rodrigues, também analista do MDA/GO.

A analista do MDA/GO, Janaine Souza Saraiva, explicou que o mapeamento vai apontar questões como: onde estão as cooperativas de agricultura familiar e o que produzem. “Atualmente os dados que temos estão defasados, são do Censo do IBGE de 2017, então, sabemos que a OCB/GO será uma parceira para fazermos esse levantamento e também atuar em conjunto em outras ações”, disse.

A equipe do MDA foi recebida pelo gerente de desenvolvimento de cooperativas da OCB/GO, Diogo Oliveira; pelo coordenador de desenvolvimento de cooperativas, Carlos Matos; pelo coordenador de relações institucionais e sindicais, Emanuell Lopes, e pelos analistas de cooperativismo, Rodolfo Prado e Welison Portugal. Eles apresentaram o trabalho que o Sistema OCB/GO já realiza com as cooperativas de agricultura familiar e também indicaram de que maneira a entidade pode colaborar com as ações do MDA em Goiás.

“Inicialmente, a OCB/GO pode oferecer alguns dados das cooperativas de agricultura familiar para colaborar com o trabalho do Ministério”, afirma Carlos Matos. “Para isso, temos um censo e o Panorama do Cooperativismo Goiano 2023, que foi feito em parceria com a UFG (Universidade Federal de Goiás)”, completa.

O gerente de desenvolvimento de cooperativas da OCB/GO, Diogo Oliveira, afirmou que a entidade está aberta para firmar parcerias com o MDA em Goiás. “Desenvolver as cooperativas de agricultura familiar é uma das prioridades do Sistema OCB/GO e, por isso, vemos com bons olhos uma atuação mais direta do ministério no setor”, comentou.