O serviço de Diagnóstico Inicial do Solo, do setor de Inovação Agrícola da Cocari, permite aos cooperados conhecerem o nível de fertilidade do solo de suas propriedades, bem como as possíveis deficiências nutricionais, facilitando a tomada de decisão para que o produtor rural alcance maior produtividade e, consequentemente, rendimento máximo.
José Flávio Bernal Gomes é cooperado em Faxinal. Ele conta que, em 2020, solicitou ao Departamento Técnico da Cocari (Detec) o Diagnóstico Inicial de Solo e viu a produtividade e a rentabilidade de sua lavoura crescerem. “Temos feito um excelente trabalho com o Detec da Cocari, com o Diagnóstico Inicial de Solo. Eu colhia 130, 140 sacas por hectare, não passava disso. E, depois do diagnóstico, cheguei a colher 184 sacas, em média. Depois que comecei a fazer a diagnóstico, só tive vantagens, a rentabilidade só aumentou”, destaca.
O cooperado comenta sobre o apoio do Detec. “A engenheira agrônoma que atende a minha propriedade tem me dado uma assistência muito boa e a Cocari tem colaborado com os produtores, porque a gente planta, mas precisa de alguém que conheça, que oriente o que fazer e como fazer”, aponta.
Como funciona
Com o serviço de Diagnóstico Inicial do Solo, a área estudada é dividida em grids de três hectares, para que posteriormente seja realizada a amostragem georreferenciada de solo em uma profundidade de 0 a 20 centímetros ou de 20 a 40 centímetros, utilizando um quadriciclo equipado com receptor de navegação por satélite.
As amostras são encaminhadas ao laboratório, gerando um laudo de análise de solo. Com essas informações, o setor de Inovação Agrícola confecciona o book de Agricultura de Precisão, contendo um total de 26 mapas, entre pontos de coleta de solo, de atributos físicos, de fertilidade e de prescrição de corretivos e fertilizantes, personalizada para a área analisada.
“Mesmo em anos com maiores dificuldades, conseguimos boas colheitas. Por isso, só tenho a agradecer à Cocari e ao Detec pela disponibilidade e pelo apoio. Recomendo a todos os produtores que façam o Diagnóstico Inicial de Solo. Vocês não vão se arrepender”, garante José Flávio.
Fonte: Redação Cocari