Com a participação de representantes de cooperativas de todo o Estado, o Sistema OCB/GO promoveu nesta terça-feira (16), o primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) Inovacoop Goiás. A reunião virtual foi conduzida pelo consultor Igor Montenegro e contou com a contribuição de Roldão Barros, do Hub Goiás, de Hellen Beck e Eduardo Sampaio, da Inovação do Sistema OCB nacional, e do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Com a iniciativa, a Casa do Cooperativismo Goiano pretende promover a intercooperação na inovação, destacando cases de sucesso e os novos desafios que impulsionam o cooperativismo no Estado. “Nosso papel é mostrar o desafio da inovação e inspirar as cooperativas em torno do tema, apresentando caminhos e tendências. Quem vai fazer são as pessoas envolvidas, por isso é fundamental esse apoio”, ressaltou o presidente Luís Alberto para os mais de 40 inscritos no evento.
Na programação, a Coordenação de Inovação da OCB/GO apresentou seu plano de trabalho com os projetos de inovação do Sistema OCB/GO para 2024. Carla Vinhadelli, coordenadora da área, disse que conta com a participação das cooperativas associadas para tornar o grupo uma referência em inovação no cooperativismo goiano. A próxima reunião será realizada no dia 11 de junho.
Os representantes das cooperativas que fazem parte do grupo de trabalho terão a oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outras coops, participar de discussões estratégicas e contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores. O Hub Goiás aproveitou o momento para explicar aos participantes sobre as políticas públicas com interface no cooperativismo.
Já os representantes do Sistema OCB nacional apresentaram um panorama sobre como está sendo tratado o tema no cooperativismo no País e em Goiás. Eles também fizeram uma exposição sobre a plataforma Inovacoop, com suas ferramentas e cursos. A proposta é contribuir com ideias, ações e conhecimento inovadores para o desenvolvimento dos negócios das cooperativas que estão investindo ou pensando em investir em inovação.