A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da OCB/GO foi realizada nesta terça-feira (30/04), de forma híbrida (on-line e presencial), no auditório da OCB/GO, no Edifício Goiás Cooperativo. Participaram dirigentes de cooperativas registradas, em condições de votar. Uma novidade deste ano foi a apresentação de uma palestra sobre educação política para os cooperativistas, com foco na importância da representação institucional para a defesa das pautas do cooperativismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A reunião, conduzida pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, contou com a participação virtual do presidente do Sistema OCB nacional, Marcio Lopes, que enalteceu o papel político e social do cooperativismo na sociedade do mundo atual. “Pela insatisfação das pessoas e das novas gerações como o capitalismo e o socialismo, o modelo de negócio cooperativo passou a ser visto não como um modelo alternativo, mas mas como um modelo adequado”, ressaltou. Segundo o presidente da nacional, as Nações Unidas proclamaram 2025 como o ano internacional das cooperativas. “Justamente pela função das cooperativas diante de problemas geopolíticos mundiais, o cooperativismo passou a ser reconhecido como um agente fundamental”, alertou Marcio Lopes.

Prestação de Contas

No início da AGO 2024, o presidente Luís Alberto agradeceu o apoio dos conselhos Administrativo e Fiscal e, principalmente, das cooperativas durante sua gestão. Por meio de votação on-line, os participantes da AGO aprovaram por unanimidade a prestação de contas 2023. Por meio de um vídeo, as cooperativas acompanharam os principais resultados das prestações contábeis do departamento Financeiro e Contábil da OCB/GO.

A Assembleia também aprovou a fixação da remuneração atual dos conselheiros. As atividades principais desenvolvidas pela Casa do Cooperativismo Goiano em 2023 também puderem ser relembradas por meio de um vídeo apresentado durante a AGO. Na ocasião, foram distribuídas publicações com a prestação de contas e também com um resumo dos resultados do Panorama do Cooperativismo 2023, editado especialmente para as cooperativas.

Assista aqui ao vídeo sobre as atividades 2023

Educação Política

Este ano, a novidade foi a apresentação da palestra “A educação política como transformação, fortalecimento e participação das cooperativas”, ministrada pelo professor Humberto Dantas, cientista social, mestre e doutor em ciência política pela USP, e pós-doutor em administração pública pela FGV. Desde 2022, Dantas presta serviço em ações de Educação Política do sistema de cooperativas.

Na oportunidade, o professor apresentou para os representantes das cooperativas um panorama sobre educação política em ambiente corporativo, ressaltando valores, motivações, princípios e desafios. Para Dantas, preparar as pessoas para o tema faz parte dos princípios da democracia de participação e educação. “Organizar um movimento cooperativo para uma atuação política consciente dentro da lógica da legalidade significa colocar a democracia para funcionar, porque a democracia nada mais é do que o funcionamento e a organização de agendas e da representação dos seus respectivos interesses. Existe uma agenda, uma temática, e uma pauta de interesse comum do universo cooperativo, nos cabe pensar isso de maneira organizável”, ensinou.

“Para colaborar com o desenvolvimento da gestão das cooperativas, a educação política é muito importante. Quanto mais estiver consciente o cidadão, mais as pessoas vão se sentir responsáveis e pertencentes. A democracia e a lógica cooperativa, nesse caso específico, funcionam de forma rigorosamente idênticas no que diz respeito aos seus princípios.”

Humberto Dantas- cientista político

Assista à palestra “A educação política como transformação, fortalecimento e participação das cooperativas” abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=_yuguGcnZb0