O Sistema OCB/GO se une à corrente humanitária em formação em todo o Brasil para arrecadar fundos e auxiliar as pessoas afetadas pelo maior desastre natural já registrado no Rio Grande do Sul desde 1941. Na campanha SOS Rio Grande do Sul/Sistema OCB/GO Coopera, o Conselho de Administração da OCB/GO se comprometeu a doar de 50% a 100% do valor a que terá direito pela participação na reunião mensal que será promovida neste mês de maio. A instituição também estimula que os conselheiros das cooperativas registradas façam o mesmo. “Mais que solidariedade e orações, o povo do Rio Grande do Sul precisa de recursos rapidamente”, reforça o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Para auxiliar na ajuda humanitária, foram criadas contas exclusivas para depósito (confira os dados ao final da matéria). O líder cooperativista pede para que as cooperativas incentivem seus colaboradores e cooperados a contribuírem com o que puderem. “Todo dia é dia de cooperar, mas neste momento precisamos reforçar o nosso senso de cooperação e ajudar a amenizar o sofrimento das famílias gaúchas”, destaca Luís Alberto. 

As fortes chuvas já atingiram 364 dos 496 municípios no Rio Grande do Sul. Ao todo, 707,1 mil pessoas foram afetadas. Até o momento, 83 mortes foram confirmadas, 111 pessoas estão desaparecidas e 291 feridas.

De acordo com a Defesa Civil, há 20.070 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 129.279 desalojados. Os valores arrecadados na campanha serão destinados às vítimas que precisam de água potável, alimentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal, roupas, agasalhos, lençóis, calçados e colchões.

Doações em dinheiro: recursos são necessários para que instituições credenciadas e confiáveis possam oferecer auxílio às vítimas de forma eficaz e imediata. Os valores doados são utilizados para a compra de alimentos, água, produtos de higiene, saúde e outros itens essenciais. 

Voluntariado: Caso você more no Rio Grande do Sul, tenha tempo e disposição, pode se voluntariar para ajudar na distribuição de alimentos, na limpeza das áreas atingidas ou em outras atividades de apoio às vítimas. 

Divulgação: Compartilhar informações sobre as campanhas de arrecadação de recursos e formas de ajudar nas redes sociais ou em outros meios de comunicação também é uma maneira simples, mas poderosa, de contribuir para a mobilização de um número maior de pessoal em prol das vítimas. 

Para contribuir com qualquer valor, basta escolher uma das contas seguintes para transferência:

SICOOB
Chave Pix: 07.147.834/001-73
Favorecido: Instituto Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável

SICREDI
Chave Pix: ajuders@sicredi.com.br
Favorecido: Fundação Sicredi

CRESOL
Chave Pix: 24.103.7170001-27
Favorecido: Projeto Amigos do Bem

Doe qualquer quantia e salve vidas!

OCERGS
O Sistema Ocergs também está liderando uma campanha para ajudar os gaúchos e gaúchas. Além da arrecadação de recursos, a Organização Estadual apoia e reforça a coleta das cooperativas para doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos e roupas de cama. Confira os detalhes da Campanha em Ocergs