Acompanhados do pré-candidato a prefeito de Silvânia, Carlos Mayer, representantes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Associação Nacional dos Municípios de Meio Ambiente do Brasil (Anam) visitaram o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, na manhã desta terça-feira (18), na Casa do Cooperativismo Goiano. O tema do encontro foi a proposta de uma parceria entre entidades como governos do Estado, municipais, Legislativo e Judiciário para a construção de um elo de convergência de organização dos lixões dos municípios goianos, com a atuação das cooperativas de reciclagem.

De olho nas gerações futuras, Marçal Cavalcante, presidente da Anam, acredita que a visita ao Sistema OCB/GO é uma forma de busca de uma parceria na questão ambiental com a social, com a contrapartida do cooperativismo. Segundo ele, hoje, no País, existem mais de 2.000 lixões a céu aberto, onde vivem as pessoas que fazem a catação do lixo. “Estamos montando aqui efetivamente com as cooperativas, com o Ministério Público de Contas, com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, uma proposta para que a gente possa cumprir com a lei, no próximo dia 2 de agosto, que é o prazo final para o funcionamento dos lixões nas cidades”, anunciou.

Com uma equipe de colaboradores da OCB/GO e do SESCOOP/GO presente na reunião, o presidente do Sistema OCB/GO garantiu que a entidade tem todo o interesse em colaborar com a parceria. “Estamos à disposição com nossas equipes que atuam no apoio e também no desenvolvimento das cooperativas de reciclagem em nosso Estado”, confirmou Luís Alberto.

Eleições 2024

Na oportunidade, o pré-candidato a prefeito de Silvânia, Carlos Mayer, recebeu do presidente da OCB/GO um documento com propostas para o desenvolvimento do cooperativismo nas gestões municipais. A ideia do projeto é que políticas públicas sejam criadas para atender as demandas do cooperativismo e das cooperativas locais. “Recebo com satisfação as ideias porque sei que o cooperativismo é solução para vários problemas enfrentados pelas cidades. Com certeza, vamos incluir em nosso plano de governo “, declarou.