Em uma ação de intercooperação, o Sistema OCB/GO levou um grupo de cooperados da CooperRecicla de Planaltina de Goiás para uma visita técnica profissional. O encontro foi realizado no último dia 14 de junho, na sede da Cooprec, em Goiânia. Por meio do projeto DecolaCoop, um convênio do Sistema OCB/GO com o Sebrae, foi possível organizar a visita.
Segundo a analista do SESCOOP/GO, Laura Sampaio, a troca de experiência foi desempenhada com atenção para que alguns dos cooperados pudessem conhecer o processo de gestão, produção, atuação e as capacitações que a Cooprec vem fazendo, há três anos, na Casa do Cooperativismo Goiano. “Foi tudo elaborado com muito empenho e o momento foi oportuno para despertar várias ideias. O nosso esforço em conjunto nos move pela realização dessas ações. Para uns é algo simplório, mas para outros é algo incrível”, explicou Laura.
Na visita, os participantes conheceram o espaço de produção da Cooprec, que é referência em reciclagem na capital do Estado. Eles tiveram contato com as máquinas, o processo de organização do trabalho, a demonstração no manuseio da empilhadeira, trator e outras máquinas, trocando muito conhecimento.
Apoio institucional
O SESCOOP/GO, braço educacional do Sistema OCB/GO, trabalha com a formação e capacitação do público das cooperativas. Um dos programas realizado é o Coopertrilhas, que identifica as necessidades de cada cooperativa para oferecer uma solução específica, que atenda as principais demandas de gestão, comerciais e de formação profissional.
A Prefeitura de Goiânia atua hoje em conjunto com a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec). Fundada em 1988, a Cooprec é pioneira no segmento em Goiás. A cooperativa transforma 820 toneladas de lixo por mês em oportunidade de renda para 23 famílias.
“Incentivamos sempre o cooperado a não pensar somente nele, mas na comunidade em geral, desde o trabalho até o dia a dia em casa. Sabemos que a mudança não é do dia para a noite. É um trabalho de formiguinha, mas precisamos ter essa consciência ambiental”, explica Nair Rodrigues, diretora da Cooprec.