A Unimed Goiânia, por meio do Instituto Unimed Goiânia – seu braço socioambiental –, participou do Dia de Cooperar, conhecido como Dia C Goiás, com diversas atividades que destacaram seu compromisso com a comunidade e os valores cooperativistas. O evento, realizado no último sábado, 6 de julho, das 8h às 13h, no Jardim Botânico, foi promovido pelo Sistema OCB/GO com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social por meio de iniciativas voluntárias.

Uma das ações implementadas pelo Instituto Unimed foi o Labirinto do Cooperativismo, uma experiência interativa que guiou os participantes sobre práticas sustentáveis, promovendo conscientização ambiental e responsabilidade social. Ao final do labirinto, os participantes foram incentivados a utilizar lixeiras específicas, recebendo brindes como recompensa pelo descarte correto, exemplificando o compromisso do Instituto Unimed Goiânia com sustentabilidade.

A dona de casa, Maria Aparecida Silva, participou do evento e compartilhou sua experiência no Labirinto do Cooperativismo. “Essa é a terceira vez que participo do Dia C. Participar da atividade foi incrível, porque nos ensinou o descarte correto do lixo e nos lembra de hábitos tão simples, mas que fazem toda a diferença”, compartilhou.

O presidente do Instituto Unimed Goiânia, Frederico Xavier, destacou a importância de estar presente no evento e trabalhar a promoção da saúde, sustentabilidade e responsabilidade social. “Esse dia é muito importante para o cooperativismo goiano, já que nos juntamos para promover ações às comunidades que vão de encontro aos pilares de trabalho do Instituto Unimed, que são a educação, a sustentabilidade e a ação social. Nesta edição, trouxemos o labirinto educativo sobre o descarte correto de lixo com a intenção de enraizar nas pessoas a questão da sustentabilidade e da destinação correta de resíduos”, explicou.

Além de levar o Labirinto do Cooperativismo para o Dia C de Cooperar, a instituição, junto com o Instituto Sicoob, doou 40 óculos de grau para os pacientes selecionados pelo Serviço Social da Indústria (SESI), beneficiando diretamente aqueles que mais necessitam, em conformidade com o princípio cooperativista de interesse pela comunidade.