Essa formação tem o objetivo de capacitar os participantes sobre os indicadores financeiros da cooperativa e saber analisá-los como forma de subsídio para as tomadas de decisão.
Público-alvo
Colaboradores de cooperativas goianas.
Vagas
40
A realização do curso está condicionada a formação de turma.
Dias e horários
11/09/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
18/09/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
25/09/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
02/10/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
09/10/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
16/10/2024 (quarta-feira) – 18:30 às 22:30 horas
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 31/07/2024 ou até o preenchimento total das vagas.
Investimento
R$100,00 (cem reais) por inscrição e o pagamento será realizado por meio de boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa.
Carga horária
24 horas
Modalidade
On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela plataforma zoom
Pré-requisitos
Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pelo IPOG após o fechamento do curso. Para certificação será observado se o requisito de 75% de frequência e participação na formação foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas.
Ementa:
- Módulo I – Breve contexto econômico atual: Planejamento e Controle Orçamentário; Elaboração das projeções de vendas; Planejamento Opex; Planejamento Capex; Custos e Despesas.
- Módulo II – Processo de tomada de decisões: Ações para melhoria de performance (produtividade e resultado); Conceito de gestão; Relatórios financeiros e demonstrações Financeiras: DRE; Balanço; Fluxo de Caixa.
- Módulo III – Indicadores de negócio, Indicadores de Liquidez, Conceito de indicador, funções e tipos de indicadores;
- Módulo IV – Ponto de Equilíbrio contábil, P.E. Econômico e P.E. Financeiro.
Instituição de ensino facilitadora será o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Instrutor:
César Camilo Cotrim
Prof. Camilo é formado em administração, Mestre em Contabilidade na FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana- Key. Conselheiro, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projetos. Após sua saída, ingressou como Consultor Sênior terceirizado. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios. Permaneceu como professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Franqueado FedEx (EUA); Clínica Médica. Atualmente exerce a função de Conselheiro da ITSS e do Hospital PSI; realiza mentoria para Executivos. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor Pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios. Sócio da Prospera.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano do SESCOOP/GO:
Maria Passos – (62) 3240-8926 (ligações e WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br