Em um marco significativo para o setor financeiro e tecnológico, o diretor de Relacionamento e Inovação do Sicoob UniCentro Br, José Umberto Vaz de Siqueira, participou, junto a uma comitiva da cooperativa, do maior evento financeiro e tecnológico da América Latina, a 34ª Febraban Tech. O evento, realizado em São Paulo, reúne anualmente as lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação, para debates sobre temas atuais da economia digital, e serviu como plataforma para discussões cruciais sobre o futuro do setor.
Durante sua participação, José Umberto destacou a importância de se manter atualizado com as tendências e inovações que estão moldando o futuro das finanças e da tecnologia. “Este evento é uma oportunidade única para trocarmos conhecimentos e explorarmos as tecnologias emergentes que podem transformar a maneira como operamos e servimos nossos cooperados”, pontua.
O encontro apresentou uma série de palestras sobre temas como: o uso da inteligência artificial de forma responsável, blockchain (banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa) e a tokenização de grãos para revolucionar o agro – isto é, a fragmentação deste ativo em pequenas frações digitais usando o blockchain –, Open Finance (sistema financeiro aberto, que permite o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central), práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), e Drex – a nova moeda digital brasileira.
José Umberto avalia que insights valiosos foram agregados, a partir das principais inovações apresentadas, destacando a importância de uma abordagem colaborativa entre instituições financeiras e empresas para criar um ecossistema financeiro mais inclusivo e eficiente. “Vimos avanços impressionantes em áreas como pagamentos digitais, automação de processos e análise de dados, que têm o potencial de revolucionar a experiência do cooperado e aumentar a eficiência operacional das cooperativas financeiras”, observa. Nesse sentido, o dirigente conta que nos painéis sobre Open Finance, os palestrantes detalharam os processos e as tecnologias utilizadas, além dos benefícios obtidos, como a redução de custos operacionais e a melhoria da experiência do cliente. “Também foram discutidos os desafios enfrentados durante a implementação e as lições aprendidas”, assinala.
Investimento em tecnologia
Com a participação de José Umberto e demais integrantes da comitiva na Febraban Tech, o diretor afirma que o Sicoob UniCentro Br sela seu compromisso na adoção de práticas inovadoras, especialmente no que tange à automação de processos e atendimento digital. Posicionamento que foi ao encontro, segundo o dirigente, dos conteúdos abordados nas palestras do evento. José Umberto explica que automação de processos consiste em utilizar tecnologias e softwares para automatizar a execução de tarefas rotineiras e repetitivas. “No caso das cooperativas, essa ferramenta é especialmente vantajosa, uma vez que a partir dela, conseguimos otimizar atividades, reduzir falhas, diminuir retrabalhos e agilizar nossas rotinas organizacionais”, esclarece.
A preocupação com um atendimento mais eficiente é outro ponto que tem sido foco de atenção do Sicoob UniCentro Br e que foi um dos temas centrais discutidos na Febraban Tech 2024. A personalização é um dos grandes diferenciais das cooperativas de crédito, contudo, conhecer os cooperados e manter um bom relacionamento, já não é suficiente para se manter relevante no mercado. “A necessidade de diminuir tempo de espera e facilitar a vida dos cooperados foram os motivos que nos levaram a investir em atendimento digital com toda a experiência que o associado tem presencialmente, com ainda mais comodidade e facilidade, a partir de sistemas de escala projetados para fornecer uma abordagem que não perde a pessoalidade”, assegura.
Fonte: Kasane