O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (PT), agora pré-candidato a vereador de Goiânia, defende implementar parcerias com o cooperativismo. A declaração foi feita durante visita à OCB/GO, segunda-feira (12). Para Edward, dentre as possibilidades, estão o fomento de cooperativas de plataforma e agricultura familiar. “As cooperativas de plataforma são discutidas no mundo inteiro, muitos casos de sucesso. A agricultura familiar nem se fala, a necessidade de dar volume para a comercialização passa por uma cooperativa”, afirmou.
O ex-reitor da UFG ocupava recentemente o cargo de assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Mas desincompatibilizou-se para concorrer ao cargo de vereador de Goiânia.
Na OCB/GO, Edward Madureira foi recebido pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que entregou ao pré-candidato um documento com propostas do cooperativismo para os futuros vereadores e prefeitos. O ex-reitor da UFG elogiou a entidade por promover esse tipo de ação política. “É extremamente importante essa oportunidade de conversar. Nada melhor do que o cooperativismo apontar para os candidatos quais são as suas necessidades”, disse. “É fundamental esse diálogo para que os representantes da sociedade levem o cooperativismo como bandeira principal”, acrescentou.
Edward avalia pertinente a sugestão de introduzir o ensino do cooperativismo nas escolas públicas municipais, apresentada pelo Sistema OCB/GO. “É totalmente viável que os componentes extracurriculares ou, quem sabe, curriculares, possam trabalhar os princípios do cooperativismo. É uma mudança de cultura no Brasil que precisa ser feita. Sabemos que em algumas regiões a tradição do cooperativismo é mais forte, mas precisa chegar em outros segmentos e, certamente, vamos trabalhar juntos”, justifica.