O 1º Fórum Regional de Presidentes e Dirigentes das Cooperativas – Núcleo Cooperativo Regional Nordeste foi realizado na sexta-feira e no sábado (13 e 14/09), em Brasília. O evento, promovido pelo Sistema OCB/GO e com o apoio da OCB/DF, teve a participação de representantes de cooperativas goianas e do Entorno do DF. No primeiro dia, a programação foi marcada pela apresentação das diretrizes do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) e por palestras sobre questões fundamentais do ramo.

Para o evento da região, organizado pelo Núcleo Cooperativo Nordeste, foram convidados especialistas para abordar temas, levantar discussões sobre cooperativismo nas eleições, cooperação, intercooperação, sinergia e Inteligência Artificial (IA).

O coordenador de Ramos do Sistema OCB nacional, Hugo de Castro, comentou sobre o privilégio de estar em uma programação como essa. “A gente fica muito feliz de estar presente, contribuir com os debates e falar um pouco do CBC, com suas metas e desafios, e de todas as soluções que temos desenhado em conjunto com as organizações estaduais para atender as cooperativas,” disse.

Hugo de Castro, coordenador de Ramos do Sistema OCB nacional.

Entre os assuntos abordados no primeiro dia, o gerente de TI do Sistema OCB/GO, Frank Philson, palestrou sobre a Inteligência Artificial como apoio na Liderança nas Cooperativas, um tema relevante para o contexto atual. O coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes, abordou sobre Cooperativismo e Eleições, tema relevante para o setor cooperativista, que é foco de ações da entidade para aproximar o modelo de negócio dos três poderes.

Além disso, o escritor e palestrante internacional Haroldo Dutra fez uma apresentação sobre o tema Cooperação e Sinergia. Os momentos de debate e conhecimento foram intercalados com instantes de confraternização entre os dirigentes.

Palestra de Frank Philson, gerente de TI do Sistema OCB/GO.

Segundo dia

O Fórum continuou no sábado (14/09), ainda com o principal objetivo de consolidar e priorizar as diretrizes estratégicas definidas no 15º CBC, realizado em maio deste ano. A programação contou com uma palestra de Marco Zanqueta, um palestrante que utiliza mágica para transmitir informações de forma interativa e leve.

O palestrante Marco Zanqueta em interação com dirigente de cooperativa.

Interação

Zanqueta preparou uma apresentação exclusiva sobre a intercooperação e seus benefícios para as cooperativas. O mágico e palestrante Marco Zanqueta é conhecido por abordar temas técnicos de forma lúdica, usando o ilusionismo e a mágica.

Marco acredita que a solução para promover a intercooperação exige duas posturas: pensar antes e acreditar. “A solução pode estar na nossa frente, mas não enxergamos”, afirmou.

O palestrante também quis passar uma mensagem de protagonismo para os dirigentes das cooperativas. “No dia a dia, cada um acaba olhando para o seu lado e não para o todo. A gente quer receber os aplausos, mas não quer subir no palco. A intercooperação exige esse protagonismo de querer subir no palco e tomar a iniciativa”, acrescentou.

50 cooperativistas do Nordeste goiano e DF prestigiraram o encontro.

Além disso, o cronograma contou com grupos de discussão sobre o tema, com ampla participação dos 50 cooperativistas da região.