A campanha Setembro Amarelo traz alertas importantes sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. A Uniodonto Goiânia, cooperativa de cirurgiões-dentistas, também faz parte das organizações que se engajam para reforçar a importância do cuidado integral do corpo e da mente. A depressão e a ansiedade, por exemplo, impactam o sorriso de milhares de pessoas.
Para além da saúde mental, essas doenças estão ligadas, por exemplo, ao desenvolvimento do bruxismo. Quatro em cada dez brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), enfrentam as consequências do ranger ou apertar os dentes durante o sono, um hábito que pode ser causado por fatores emocionais.
Dores na mandíbula e desgaste nos dentes podem ser sinais importantes para que as pessoas busquem um cirurgião-dentista para iniciar o tratamento. “Temos a importante missão do cuidado integral com a saúde. O bruxismo é um hábito involuntário em que a musculatura da mastigação fica em estado de hiperatividade. Vários podem ser os fatores que levam ao seu desenvolvimento. Estresse, ansiedade e depressão estão entre eles, o que só reforça a importância de observar e cuidar do indivíduo como um todo”, diz o diretor presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente.
Bruxismo significa apertamento, fricção ou atrito dos dentes e ainda não possui cura, mas há tratamento que buscam melhorar e dar boa condição de vida aos pacientes ao minimizar os danos causados aos dentes e aos tecidos de suporte. “É muito importante aproveitar o alerta de campanhas como o Setembro Amarelo para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental para ter bem-estar e qualidade de vida. Temos evidências de diversos impactos para todo o corpo, como é o caso da saúde bucal”, conclui Fábio Prudente.
Fonte: Oficina (Assessoria de imprensa da Uniodonto Goiânia)