Em visita ao SESCOOP/GO, nesta terça-feira (1º), o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, acatou a proposta de criar uma estrutura administrativa no governo municipal para cuidar da promoção e apoio ao cooperativismo. A sugestão está presente no documento “Eleições 2024 – Cooperativismo como Instrumento de Transformação Socioeconômica”, que foi entregue ao candidato pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. O vice-candidato da chapa, João Campos, também esteve presente na visita.
O documento está sendo repassado aos candidatos nas próximas eleições municipais, para que o cooperativismo se torne parte das políticas públicas. Leandro Vilela contou que é associado de duas cooperativas, Comigo e Comiva, ambas do ramo agro. “Portanto, para mim, é natural abraçar o cooperativismo em uma futura administração municipal. Acredito, inclusive, que precisamos expandir as ações do cooperativismo em Aparecida de Goiânia. Tenho certeza de que, com o fomento do cooperativismo, a cidade pode experimentar outra qualidade de vida. Fazemos o compromisso de criar uma estrutura para fomentar o modelo dentro do município”, comentou.
Outra proposta sugerida pelo Sistema OCB/GO é levar o cooperativismo para dentro das salas de aula das escolas públicas municipais, ensinando crianças e jovens sobre seus princípios e valores. Leandro Vilela também aprovou a ideia. “Podemos trabalhar o cooperativismo nas escolas por meio de palestras e inserido em outras disciplinas”, pontuou.
Durante o encontro, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, detalhou o funcionamento das duas casas que compõem o Sistema OCB/GO: SESCOOP/GO e OCB/GO. Apresentou também um panorama geral do cooperativismo em Goiás, incluindo o número de cooperativas, o faturamento e a quantidade de pessoas impactadas pelo setor, cerca de 1,5 milhão. “Fomentar o cooperativismo é, ao mesmo tempo, atuar para gerar mais empregos, renda e fortalecer o município. Além disso, podemos fazer parcerias com o poder público nas áreas de reciclagem, transporte, saúde e crédito”, destacou.
João Campos, vice-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, afirmou que, enquanto deputado federal, sempre procurou apoiar as votações que fortaleciam o cooperativismo. “Fui apoiador do Sistema OCB quando estive em Brasília. Conheço e atuei junto da Frencoop”, contou.
Ao final do encontro, os dois candidatos assinaram um Termo de Compromisso para apoiar as pautas do cooperativismo em uma futura administração municipal.