A programação da tarde de hoje (18), primeiro dia do CoopsParty Summit 2024, começou com a palestra “Para além das metas”, com o empresário, escritor e palestrante Kasuo Yassaka empreendeu. Com 32 anos de experiência em vendas e empreendedorismo, Kasuo trouxe insights e provocações sobre uma das áreas primordiais para qualquer cooperativa: vendas.

Além de abordar os ciclos comuns no processo de venda sob a ótica dos profissionais dessa área, Kasuo trouxe indicadores ligados aos desafios como liderança, saúde da equipe, interação do time, produtividade e performance e que influenciam diretamente nos resultados comerciais.

Conceitos novos como o “presenteísmo”, que é a situação em que o colaborador está presente no local de trabalho, mas sua produtividade não atende às necessidades da empresa, foram relacionados com outra realidade vivida em algumas instituições, como o burnin (ou burnon), caracterizado por um excesso de zelo e envolvimento que pode levar ao esgotamento.

Ainda sobre a saúde das equipes de vendas, Yassaka reforçou os números preocupantes relacionados à saúde emocional dos colaboradores e que são uma realidade também no modelo cooperativista. O escritor finalizou reforçando a necessidade das áreas de gestão de pessoas e gestão das cooperativas em criar ambientes corporativismo saudáveis, a fim de aumentar as chances dos bons desempenhos em todas as áreas de suas instituições.