Com participação de 20 cooperativas, o que representa cerca de 90% do total da região, o Sistema OCB/GO realizou o 1º Fórum de Dirigentes e Presidentes do Núcleo Cooperativo Regional Noroeste, nos dias 28 e 29 de novembro, em Pirenópolis.

O Noroeste foi o último a receber o Fórum, que faz parte de uma série planejada para atender as lideranças cooperativistas do Estado ao longo de 2024. As regiões Sul, Nordeste, Central, Sudoeste e Norte realizaram seus encontros entre os meses de agosto e outubro. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, fez um balanço positivo da maratona de fóruns entregue ao longo do ano.

Luís Alberto Pereira, presidente da OCB/GO, e o coordenador do Núcleo Noroeste, Genilson Nunes.

“Nos seis fóruns tivemos participação expressiva das cooperativas, além do surgimento de muitos projetos de intercooperação e oportunidades de interrelacionamento. O que demonstra a decisão acertada em dividir esse evento por regiões, promovento o desenvolvimento do cooperativismo goiano. Estamos muito satisfeitos com esse resultado e, ano que vem, teremos mais oportunidades de relacionamentos e de negócios, que é o nosso principal objetivo”.

Luís Alberto Pereira- presidente da OCB/GO

Plano de negócios

A programação foi elaborada com foco em soluções competitivas, que proporcionem o crescimento, fortalecimento e sustentabilidade do negócio cooperativo. Com o tema, Intercooperação e Inteligência Artificial, o encontro proporcionou reflexão e troca de experiências entre os participantes.

Projeto de intercooperação

Em uma atividade proposta na palestra do mágico Marco Zanqueta sobre Intercooperação, o presidente da Cagel, Jonas Vilela, teve uma ideia de proposta comercial para a Cooper Fana, cooperativa de pequenos produtores rurais. “O projeto foi possível por meio do programa PNAE do governo, que atende pequenas cooperativas que não têm condições de dispor o leite de saquinho. Com essa cooperação, vamos melhorar nossa produtividade porque a máquina ficava parte do tempo ociosa, ajudando a pequena cooperativa a melhorar sua renda e, ao mesmo tempo, diminuindo o nosso custo de produção”, explicou.

Para o coordenador do Núcleo Cooperativo Regional Noroeste, Genilson Nunes, a realização do Fórum regionalizado proporcionou um momento único de troca de vivências entre cooperativas que nem sempre conhecem o negócio da outra. “Cada praça tem conotações próprias e diferentes, por isso esse evento para traçar estratégias e nos intergrarmos será de grande valia para o nosso futuro”, avaliou.