O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) empossou 35 novos sócios, em cerimônia realizada na última sexta-feira, 31, no auditório da sede do instituto, a Casa Rosada. O ato atendeu à decisão da Assembleia Geral realizada no dia 8 de novembro de 2024, que ampliou o quadro social de 50 titulares para 80, e resgatou a memória de fundadores do Instituto, que passaram a patronos das novas cadeiras. Assim, as novas vagas foram preenchidas por 22 titulares, sete correspondentes estaduais e seis correspondentes nacionais. Dentre os novos sócios-titulares empossados está o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia.
Além de presidir a cooperativa financeira, o médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em negócios, Diogo Mafia, irá ocupar a cadeira 66, cujo patrono é Francisco Ferreira dos Santos Azevedo – um dos fundadores do IHGG. Durante a cerimônia de posse no prédio histórico, Mafia destacou a alegria de poder fazer parte desse momento. “É uma honra integrar essa que é a instituição cultural guardiã da memória do nosso Estado, que foi instalada ainda na antiga capital, e teve sua sede restaurada há três anos, com o apoio do Sicoob UniCentro Br. Acredito que esse momento marca a celebração da história para construirmos o futuro”, ressaltou.
Conforme citado pelo diretor-presidente, a restauração da Casa Rosada – atualmente um cartão-postal de Goiânia – teve como peça fundamental a atuação do próprio dirigente que, desde sua atuação como diretor de Relacionamento e Inovação na instituição financeira, levou importantes contribuições para a preservação da memória regional goiana, por meio de ações de valorização do IHGG e do centro da cidade. Hoje, o local conta com uma agência do Sicoob UniCentro Br e o charmoso Café Brasileira, que fazem do espaço um ponto de visitação bastante movimentado e valorizado.
Projeção nacional
A transformação do IHGG começou em 2021, quando o atual presidente da instituição Jales Mendonça tomou posse. Jales foi responsável por mudar o modelo de gestão do instituto, a partir do qual foi possível a parceria junto ao Sicoob UniCentro Br. A cooperativa então foi responsável por custear a reforma do edifício, com a contrapartida de que a Casa Rosada abrigasse uma agência da instituição financeira. A partir daí, o IHGG foi se transformando no que hoje é uma das maiores instituições culturais de Goiás. A projeção do instituto foi tamanha que levou ao retorno do estado de Goiás para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), levando Jales Mendonça a se tornar o quarto goiano a ocupar uma cadeira na entidade cultural mais tradicional do país.
Fonte: Kasane