SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS

Nosso negócio é pensar hoje no futuro do cooperativismo. O SESCOOP/GO acompanha de perto as cooperativas do Estado de Goiás para oferecer soluções para o desenvolvimento do negócio. Estamos presentes em todos os cantos do Estado, com apoio especializado para as cooperativas. A cada empreendimento, uma realidade e uma estratégia diferentes, sempre baseadas em um processo desenvolvido por quem mais entende de cooperativismo. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho e o que o SESCOOP/GO pode fazer por sua cooperativa. A instituição promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista. Integrante do Sistema S brasileiro, o SESCOOP foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999.

MAPA ESTRATÉGICO

O que queremos construir nos próximos 5 anos?
O cooperativismo brasileiro tem um Mapa Estratégico que organiza nossos sonhos para o futuro e os caminhos para torna-los realidade. Saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos e faça parte desse movimento.

Um ciclo que gera informações, estratégias e resultados

A metodologia desenvolvida pelo SESCOOP/GO é utilizada em todas as nossas unidades estaduais e consiste em um ciclo de atuação que vai desenvolver a viabilidade econômica e social, ampliando a competitividade da sua cooperativa.

Atuação

O SESCOOP/GO contribui para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e, principalmente, o atendimento aos interesses dos cooperados. E não importa aonde você quer chegar, o desenvolvimento humano está no centro do trabalho realizado por nós. Com base na realidade da sua cooperativa, identificamos junto com você quais são as melhores soluções. Ganha o colaborador, ganha o cooperado, ganha a cooperativa. Para transformar os ideais cooperativistas em atitudes, trabalhamos em três áreas: monitoramento das cooperativas, formação profissional e promoção social dos cooperados e suas comunidades. Saiba mais sobre nossas ações para apoiar as cooperativas em seus objetivos econômico e social.


Visão do cooperativismo

Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

Missão do SESCOOP/GO

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

SOLUÇÕES COOPERATIVAS

Conjunto de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho para subsidiar o planejamento das ações que visem ao desenvolvimento sustentável das cooperativas.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Conjunto de atividades que visam a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.

PROMOÇÃO SOCIAL

Conjunto integrado de ações, alinhadas com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades.

Dessa forma, a contribuição do SESCOOP/GO para o desenvolvimento organizacional das cooperativas é sustentada por meio de três entregas (diagnóstico, conhecimento, desenvolvimento humano), integradas e inter-relacionadas, conforme imagem abaixo:

Objetivos

  • Organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional, a promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares, e o monitoramento das cooperativas no Estado de Goiás;
  • Operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle em cooperativas, conforme sistema desenvolvido e aprovado em Assembléia Geral da OCB;
  • Assistir as sociedades cooperativas empregadoras na elaboração e execução de programas de treinamento e na realização da aprendizagem metódica e contínua;
  • Estabelecer e difundir metodologias adequadas à formação profissional e a promoção social do empregado de cooperativa, do dirigente de cooperativa, do cooperado e de seus familiares;
  • Exercer a coordenação, a supervisão e a realização de programas e de projetos de formação profissional e de gestão em cooperativas, para empregados, cooperados e seus familiares;
  • Colaborar com o poder público em assuntos relacionados à formação profissional e à gestão cooperativista e outras atividades correlatas;
  • Divulgar a doutrina e a filosofia cooperativista como forma de desenvolvimento integral das pessoas;
  • Promover e realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento humano, ao monitoramento e à promoção social, de acordo com os interesses das sociedades cooperativas e de seus integrantes.

Presidente
Luís Alberto Pereira

Membros efetivos
Márcia Cristina de Toledo (Unimed Goiânia)
Sérgio de Oliveira Penido (Complem)
Celma Grace de Oliveira (SESCOOP Nacional / Bordana)
Silvia Honorato Santana (União Geral dos Trabalhadores em Goiás / Sicoob Nova Central)

Membros suplentes
José Lourenço de Castro Filho (Coapil)
Maurício Ribeiro de Paiva (Sicoob Centro-Oeste Br)
Karla Tadeu Duarte de Oliveira (SESCOOP Nacional)
Jean Carlos Xavier da Silva (União Geral dos Trabalhadores em Goiás / Sicoob Nova Central)

Membros efetivos
Pedro Jaime de Araújo Caldas (Arbo)
Danúbio Antônio de Oliveira (Unimed Federação Centro Brasileira)
Eliel Brito da Silva Júnior (União Geral dos Trabalhadores em Goiás / Sicoob Nova Central)

Membros suplentes
Vinicius Azeredo Borges (Cresol Goiás)
José Atair da Silva Neto (Cooperabs)
Rheijser Jhiwago M. S. Paula  (União Geral dos Trabalhadores em Goiás / Sicoob Secovicred)

 Superintendente
Jubrair Gomes Caiado