O Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas tem como objetivo explorar as principais ferramentas de gestão e governança que irão possibilitar o aprimoramento da sustentabilidade no segmento cooperativista.
Público-alvo
Cooperados, dirigentes e ou gestores das cooperativas.
Vagas
40 participantes.
Início / Duração
Início: 15 de maio de 2023
Término: 27 de junho de 2023
Duração de 7 semanas com carga horária total de 35 horas.
Modalidade e Horário
Aulas Síncronas (ao vivo) que acontecerão 2x (duas vezes) por semana, as segundas e terças-feiras, no horário das 19:00 às 21:30h, pela Plataforma Teams.
Os encontros virtuais serão realizados por meio de ferramentas de videoconferência (teams) em sessões de interação com os professores. A recomendação é acessar por notebook ou computador, devido as atividades de cada módulo. O Link para acesso será disponibilizado, antecipadamente, por e-mail e ou WhatsApp para cada participante.
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 08/05/2023 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas (será informado neste site).
Investimento
De R$ 100,00 por participante – será enviado boleto bancário para o e-mail do participante.
Só após baixa no pagamento será efetivado a matrícula.
Pré-requisitos
– Exercer cargo de liderança na cooperativa.
– Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.
– Termo de Parceria ano 2023 assinado.
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pelo ESCOOP após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Programa foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.
Instituição
A Instituição de Ensino responsável pelo treinamento será a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, que iniciou suas atividades em 2012 tendo como propósito a formação acadêmica e a capacitação de profissionais com competência para atuar na gestão das sociedades cooperativas.
Cronograma
Módulo I – Cooperativismo
Datas: 15 e 16 de maio
– A cooperação, o cooperativismo, cooperativa e o cooperativista.
– Como funciona o segmento cooperativista.
– A importância de disseminar o cooperativismo para colaboradores e cooperados.
– Os princípios cooperativistas na atualidade.
– Base da legislação cooperativista, Lei 5.764/71.
– Apresentação do Sistema OCB e os serviços disponíveis
Módulo II – Governança Corporativa
Datas: 22 e 23 de maio
– O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema.
– Principais modelos de governança corporativa.
– O ambiente brasileiro da governança corporativa.
– Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência e conflitos de interesse.
– Princípios e melhores práticas de governança corporativa pelo compêndio de boas práticas do Sistema OCB.
– A importância das assembleias e conselhos na governança.
– Relações entre conselho e o executivo principal.
– OQS
– Aspectos estratégicos para a organização do quadro social.
– Questionário de Governança do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
Módulo III – Liderança e Gestão de Pessoas
Datas: 29 e 30 de maio
– Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.
– Importância da atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
– Valores, Competências e Desempenho dos colaboradores.
– A liderança em cooperativas.
– Ferramentas de liderança.
– Os processos de comunicação, feedback e da motivação.
Módulo IV – Contabilidade
Datas: 5 e 6 de junho
– Demonstrações contábeis.
– Noção geral da contabilidade societária
– ITG 2004.
– Análise de demonstrações financeiras.
– Indicadores econômico-financeiros.
– Apresentação e importância da ferramenta Desempenho.
Módulo V – Comunicação Organizacional e Pessoal
Datas: 12 e 13 de junho
– Comunicação empresarial – marketing com os stakeholders.
– Relacionamento com o cooperado.
– Práticas essenciais na comunicação corporativa.
– Posicionamento organizacional e canais de comunicação (ênfase em canais digitais).
– Comunicação com assertividade e empatia.
– Como romper com círculos viciosos na comunicação e aprimorar os relacionamentos interpessoais.
– Identificação de pontos de conflito e estratégias para superar os desafios da comunicação.
– As ações de comunicação que fortalecem a imagem cooperativista – Sistema OCB.
Módulo VI – Gestão Financeira
Datas: 19 e 20 de junho
– Ambiente macroeconômico.
– O papel e as funções do administrador financeiro.
– Administração financeira da cooperativa.
– Fatores que influenciam o planejamento financeiro.
– Controles operacionais e financeiros.
– Projeção de fluxo de caixa.
– Orçamento.
Módulo VII – Sustentabilidade
Datas: 26 e 27 de junho
– Análise da crise socioambiental, causas e cenários.
– Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa.
– Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada.
– Ferramentas de gestão ambiental.
– Responsabilidade Social.
– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
– ESG.
– Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis como o Global Reporting Initiative e Balanço Social Cooperativo.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
- A inscrição só será efetivada se forem atendidos todo os pré-requisitos.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:
Laura Sampaio – (62) 3240-8943 (ligações e WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br