Cursos/Eventos

curso | 50 VAGAS | 35H

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES E GERENTES DE COOPERATIVAS

O Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas tem como objetivo explorar as principais ferramentas de gestão e governança que irão possibilitar o aprimoramento da sustentabilidade no segmento cooperativista.

Público-alvo

Cooperados, dirigentes e ou gestores das cooperativas.

Vagas

40 participantes.

Início / Duração

Início: 15 de maio de 2023

Término: 27 de junho de 2023

Duração de 7 semanas com carga horária total de 35 horas.

Modalidade e Horário

Aulas Síncronas (ao vivo) que acontecerão 2x (duas vezes) por semana, as segundas e terças-feiras, no horário das 19:00 às 21:30h, pela Plataforma Teams.

Os encontros virtuais serão realizados por meio de ferramentas de videoconferência (teams) em sessões de interação com os professores. A recomendação é acessar por notebook ou computador, devido as atividades de cada módulo. O Link para acesso será disponibilizado, antecipadamente, por e-mail e ou WhatsApp para cada participante.

Inscrições

Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 08/05/2023 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas (será informado neste site).

Investimento

De R$ 100,00 por participante – será enviado boleto bancário para o e-mail do participante.

Só após baixa no pagamento será efetivado a matrícula.

Pré-requisitos

– Exercer cargo de liderança na cooperativa.

Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

– Termo de Parceria ano 2023 assinado.

Frequência/Certificação

A certificação será concedida pelo ESCOOP após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Programa foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Instituição

A Instituição de Ensino responsável pelo treinamento será a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, que iniciou suas atividades em 2012 tendo como propósito a formação acadêmica e a capacitação de profissionais com competência para atuar na gestão das sociedades cooperativas.

Cronograma

Módulo I – Cooperativismo

Datas: 15 e 16 de maio

– A cooperação, o cooperativismo, cooperativa e o cooperativista.

– Como funciona o segmento cooperativista.

– A importância de disseminar o cooperativismo para colaboradores e cooperados.

– Os princípios cooperativistas na atualidade.

– Base da legislação cooperativista, Lei 5.764/71.

– Apresentação do Sistema OCB e os serviços disponíveis

Módulo II – Governança Corporativa

Datas: 22 e 23 de maio

– O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema.

– Principais modelos de governança corporativa.

– O ambiente brasileiro da governança corporativa.

– Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência e conflitos de interesse.

– Princípios e melhores práticas de governança corporativa pelo compêndio de boas práticas do Sistema OCB.

– A importância das assembleias e conselhos na governança.

– Relações entre conselho e o executivo principal.

– OQS

– Aspectos estratégicos para a organização do quadro social.

– Questionário de Governança do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Módulo III – Liderança e Gestão de Pessoas

Datas: 29 e 30 de maio

– Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.

– Importância da atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

– Valores, Competências e Desempenho dos colaboradores.

– A liderança em cooperativas.

– Ferramentas de liderança.

– Os processos de comunicação, feedback e da motivação.

Módulo IV – Contabilidade

Datas: 5 e 6 de junho

– Demonstrações contábeis.

– Noção geral da contabilidade societária

– ITG 2004.

– Análise de demonstrações financeiras.

– Indicadores econômico-financeiros.

– Apresentação e importância da ferramenta Desempenho.

Módulo V – Comunicação Organizacional e Pessoal

Datas: 12 e 13 de junho

– Comunicação empresarial – marketing com os stakeholders.

– Relacionamento com o cooperado.

– Práticas essenciais na comunicação corporativa.

– Posicionamento organizacional e canais de comunicação (ênfase em canais digitais).

– Comunicação com assertividade e empatia.

– Como romper com círculos viciosos na comunicação e aprimorar os relacionamentos interpessoais.

– Identificação de pontos de conflito e estratégias para superar os desafios da comunicação.

– As ações de comunicação que fortalecem a imagem cooperativista – Sistema OCB.

Módulo VI – Gestão Financeira

Datas: 19 e 20 de junho

– Ambiente macroeconômico.

– O papel e as funções do administrador financeiro.

– Administração financeira da cooperativa.

– Fatores que influenciam o planejamento financeiro.

– Controles operacionais e financeiros.

– Projeção de fluxo de caixa.

– Orçamento.

Módulo VII – Sustentabilidade

Datas: 26 e 27 de junho

– Análise da crise socioambiental, causas e cenários.

– Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa.

– Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada.

– Ferramentas de gestão ambiental.

– Responsabilidade Social.

– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

– ESG.

– Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis como o Global Reporting Initiative e Balanço Social Cooperativo.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
  • A inscrição só será efetivada se forem atendidos todo os pré-requisitos.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

Laura Sampaio – (62) 3240-8943 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br