Com foco na formação das cooperativas do ramo agro, o SESCOOP/GO promove hoje e amanhã (20 e 21), no Inovacoop Goiás, no Edífico Goiás Cooperativo, em Goiânia, um curso de aprendizagem para colaboradores, cooperados e dirigentes sobre gestão e competitividade no agronegócio. Um grupo de 41 representantes de cooperativas da agricultura familiar e do agronegócio de todo o Estado está participando dos módulos sobre gestão financeira, estoque e precificação.

A ideia do treinamento é que os participantes do programa de formação aprendam a negociar bem seus produtos, com atenção aos temas custos, estoque e fluxos de caixa, integrando ações para melhoria da produtividade e da qualidade do que é oferecido ao consumidor.

Para a Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/GO, o conhecimento da metodologia adequada para a gestão das cooperativas do ramo irá contribuir para a melhor definição de preços de produtos e serviços, além de gerar um resultado econômico com melhor controle dos custos envolvidos, aplicados à realidade de cada cooperativa. “Percebemos essa necessidade após os diagnósticos do departamento de monitoramento da casa”, explica a gerente Gislane Lélis.

“O foco central do curso é um melhor entendimento sobre o processo de negociação de produtos, acompanhamento do estoque, controle de custos, fluxo de caixa, ou seja, são vários pontos que integram ações pra melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços e produtos que são oferecidos pelos cooperados. Que no final do treinamento, eles consigam saber quais são as melhores estratégias para alcançar os melhores resultados”, explicou a gerente.

O curso

O treinamento oferecido pelo Sistema OCB/GO tem a parceria da Rehagro, empresa especializada no modelo de agronegócio, com conhecimento de mercado e as especificidades do ramo. Para o presidente da Coopermel- Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte Goiano, José Renato Almeida, que está participando do curso com um colaborador, a gestão financeira de uma cooperativa é um dos grandes gargalhos do setor. “Essa oportunidade vai trazer muitas informações para facilitar o nosso dia a dia. O gerenciamento das nossas cooperativas é uma demanda que a gente tem, sei que entender essa dinâmica da contabilidade da cooperativa vai nos ajudar muito”, revelou.

Também presente no curso de formação com sua equipe, o presidente da Coopercampi, Elton José de Oliveira, disse que o treinamento vai trazer profissionalismo para a realidade dos cooperados.

“Eu acredito que vamos levar a experiência que precisamos para nossa atividade que, na verdade, a maioria foi iniciada de uma forma muito familiar, sem profissionalismo mesmo. Aqui vamos aprender como diminuir os erros e falhas, enriquecendo nosso time de colaboradores”, enfatizou o presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Campinorte.