O supervisor de Inovação, Thiago Bello, e a gerente Lila Mesquita Guimarães.

A participação no Startup Summit 2024, em Florianópolis (SC), é um marco estratégico para a Central Sicoob Uni. Esse evento se consolida como um ambiente fértil para explorar novas tecnologias, criar conexões relevantes e absorver tendências que transformam o mercado financeiro e de inovação.

Participar ativamente deste ecossistema proporciona uma compreensão mais profunda sobre como a transformação digital e a automação de processos impactam a competitividade. Com palestras inspiradoras de líderes como Silvio Meira e Joel Jota, o evento destacou que o futuro do marketing vai além de métricas superficiais como, por exemplo, visualizações e engajamento em mídias online. O foco é gerar impacto real, encontrando problemas e desenvolvendo soluções que atendam às necessidades das “pessoas” dentro de “comunidades” interconectadas.

No contexto de uma cooperativa financeira, essa perspectiva ganha ainda mais relevância. A automação, quando aliada ao conhecimento adquirido no evento, não só otimiza processos como gera economia de recursos. A aplicação de soluções inovadoras identificadas no Startup Summit permite melhorar a eficiência operacional, resultando em um redirecionamento estratégico de investimentos e em uma gestão mais ágil e econômica.

Durante as palestras, insights valiosos sobre como o mercado está sendo moldado por novas inteligências — individual, social e artificial — abriram horizontes sobre como a Central Sicoob Uni pode se posicionar e suas filiadas de forma competitiva no mercado. A inteligência artificial, por exemplo, não é apenas uma tendência; é uma necessidade para quem deseja acompanhar o ritmo das transformações tecnológicas e otimizar os processos internos.

Outro ponto crucial explorado foi a relevância de entender como um ativo valioso, o cliente, já é a base do negócio. A aquisição de novos conhecimentos sobre jornada do cliente e fidelização, apresentada por especialistas como Joel Jota, reforçam a importância de fortalecer a experiência do cooperado, oferecendo soluções personalizadas que aumentam a lealdade e reduzem custos operacionais.

Além disso, a cultura de inovação, discutida por Alvaro Echeverria no painel sobre a Amazon, deixa claro que o sucesso de longo prazo está intrinsecamente ligado à capacidade de experimentar, errar e aprender rapidamente. Para uma cooperativa financeira, isso significa investir continuamente em processos que, embora digitais, mantêm o foco no relacionamento humano e na simplicidade, garantindo que as soluções sejam ágeis e intuitivas para o cooperado.

Toda a nova perspectiva apresentada acima é coroada por um ativo valioso que pode ser economizado, diante da aplicação destas inovações: o tempo. Isto agregaria não somente em eficiência com eficácia, além de retornos financeiros, mas também em “produtividade sustentável” para as pessoas envolvidas, ampliando qualidade de vida aos profissionais como bem elencou em sua palestra a jornalista Izabella Camargo.

No final das contas, o Startup Summit 2024 não é apenas um evento de tecnologia. É uma plataforma que conecta conhecimento, inovação e estratégia, elementos essenciais para que a Central Sicoob Uni continue crescendo com propósito e sustentabilidade, enquanto fortalece o compromisso com suas cooperativas filiadas e com o ecossistema em que está inserida.

Lila Mesquita Guimarães

Gerente de Marketing e Inovação | Central Sicoob Uni