SOBRE NÓS
Nós, do SISTEMA OCB/GO, através do nosso site, coletamos e tratamos seus dados pessoais no domínio www.goiascooperativo.coop.br de acordo com este Aviso de Privacidade e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, o Marco Civil da Internet e outras Leis ou regulamentos aplicados ao tema.
O SISTEMA OCB/GO é constituído pelas organizações, abaixo devidamente identificadas:
Nome: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás – OCB/GO
CNPJ: 01.269.612/0001-47
Endereço: Avenida Jamel Cecílio, nº 3.527, Qd. C 9, Lt. 10, Jardim Goiás, Goiânia/GO, CEP: 74.810-100
Nome: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás – OCB/GO
CNPJ: 01.269.612/0001-47
Endereço: Avenida Jamel Cecílio, nº 3.527, Qd. C 9, Lt. 10, Jardim Goiás, Goiânia/GO, CEP: 74.810-100
Importante destacarmos que este aviso se aplica somente para as organizações descritas no quadro acima. Explicaremos aqui as nossas obrigações e os seus direitos relacionados ao tratamento de dados pessoais, assim como informaremos em quais situações seus dados pessoais são tratados, para quais finalidades e por quanto tempo.
Ao utilizar nosso site e/ou fornecer seus dados pessoais no domínio www.goiascooperativo.coop.br, bem como em seus subdomínios e sites correlatos, consideramos que você compreendeu as informações existentes neste Aviso.
1 – GLOSSÁRIO: TERMOS QUE UTILIZAMOS NESTE AVISO
Como vários termos foram criados com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, talvez você tenha alguma dificuldade de entendê-los. Pensando nisso, elaboramos este pequeno glossário com os principais termos e siglas para ajudá-lo a entender as informações indicadas neste Aviso, de como coletamos e tratamos seus dados pessoais e como você pode exercer os seus direitos. Confira:
Dados pessoais: são todas as informações relacionadas a você, tanto aquelas informações que rápida e
diretamente permitem a sua identificação (Ex.: nome, e-mail, telefone, RG e CPF), como aquelas que indiretamente permitem a sua identificação (Ex.: endereço, estado civil e protocolo IP).
- Dados pessoais sensíveis: são quaisquer informações sobre você que indiquem origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, condições de saúde ou da vida sexual e, ainda, dados genéticos ou biométricos.
- Tratamento de dados pessoais: sempre que utilizamos esta expressão e suas variações, estamos nos referindo à toda e qualquer ação que pode ser realizada com os seus dados pessoais (por exemplo: coleta, uso, processamento, avaliação, difusão, acesso, armazenamento, dentre outros). Utilizar os dados pessoais para alguma atividade significa “tratar dados pessoais”.
- Finalidade: é o propósito para o qual tratamos/utilizamos os seus dados pessoais; o objetivo da coleta e do tratamento dos dados pessoais.
- LGPD: sigla da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – legislação que orienta e conduz todas as nossas ações enquanto tratamos seus dados pessoais.
- Bases legais: são as situações em que o tratamento de seus dados pessoais é permitido pela LGPD.
Controlador(a): é a organização que decide de que forma serão tratados/utilizados os seus dados pessoais. Na maioria das situações agimos na posição de controladores dos seus dados pessoais, já que definimos, a partir da relação que mantemos com você, para quais propósitos serão tratados/utilizados.
- Operador(a): são as organizações que prestam serviços para nós e realizam o tratamento dos seus dados pessoais em nosso nome.
2 – INFORMAÇÕES AO TITULAR DE DADOS PESSOAIS
A LGPD foi criada para proteger você e todas as outras pessoas físicas, garantindo que segurança, transparência e informação sejam valores indissociáveis quando seus dados pessoais são utilizados por organizações públicas ou privadas. Para nós, que representamos o cooperativismo no Estado de Goiás, proteger as pessoas e consequentemente seus dados pessoais vai muito além de uma obrigação legal, trata-se de respeitar a essência dos valores relacionados ao movimento cooperativista.
Estamos comprometidos em assegurar que o controle sobre os seus dados pessoais, sempre que possível, esteja em suas mãos. Para isso, atuamos fortemente para garantir que sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais sejam observadas quando você está nos nossos ambientes físicos (vai até as nossas sedes, por exemplo) ou quando acessa nossos ambientes digitais (quanto está aqui neste site, por exemplo).
Conte conosco a qualquer momento para conhecer mais sobre a LGPD ou sobre as ações que realizamos para atuarmos em conformidade e, consequentemente, protegermos você e seus dados pessoais.
O nosso programa de conformidade (ou seja, o conjunto de ações permanentes e reiteradas que desenvolvemos e mantemos para tratar os seus dados pessoais em altos padrões de segurança, transparência e informação) é coordenado pelo Encarregado de Tratamento de Dados Pessoais, com identificação e contato abaixo indicados:
I-TEC INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA
privacidade@sescoopgo.coop.br
3- COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Coletamos seus dados pessoais através das interações que você livremente decide manter conosco, especialmente nos canais abaixo indicados:
▪ Site: através do nosso domínio www.goiascooperativo.coop.br, bem como seus subdomínios e
diretórios;
▪ Telefone: através de contato telefônico por meio dos números + 55 (62) 3240-2601 e + 55 (62) 3240-8901;
▪ E-mail: através de contato por meio de endereço eletrônico
4 – QUAL A FINALIDADE DE TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Tratamos seus dados pessoais obtidos através de uma das fontes mencionadas acima, limitando-se ao necessário para que as finalidades indicadas neste Aviso sejam plenamente alcançadas. Na maioria das vezes, a finalidade da utilização dos seus dados pessoais já é conhecida por você e está vinculada à relação que mantemos com você.
QUADRO RESUMO – | PONTOS DE COLETA DE DADOS PESSOAIS |
---|---|
FALE COM O SISTEMA OCB/GO | ▪ Dados pessoais utilizados: Nome Completo, CPF, email, Endereço, Telefone. ▪ Finalidade: Possibilitar o cadastro e acesso ao sistema de Fale Conosco para utilização e acompanhamento dos serviços utilizados. ▪ Compartilhamento: Unidade Nacional do Sistema OCB |
CANAL DE DENÚNCIAS | ▪Dados pessoais do denunciante: Nome Completo, email, Celular, Telefone Fixo. ▪ Dados pessoais do denunciado: Relação com a Empresa, Nome, Função, Departamento. ▪ Dados pessoais do superior do denunciado: Nome, Função, Departamento. ▪ Finalidade: Comunicação para denúncia de atos que apresentem indícios de ilicitude ou que firam os padrões de ética e de conduta estabelecidos no Código de Ética e de Conduta do SESCOOP. ▪ Compartilhamento: IAUDIT Consultoria Empresarial e Unidade Nacional do Sistema OCB. |
Nossas atividades de tratamento de dados pessoais ocorrem de acordo com as seguintes bases legais:
QUADRO RESUMO – | BASES LEGAIS |
---|---|
Legítimo Interesse | Quando identificamos que há significativo interesse para o tratamento dos seus dados pessoais para o desenvolvimento das nossas atividades, desde que esse tratamento gere algum benefício para você ou caso você já tenha interagido conosco em outro momento. |
Consentimento | Quando você autoriza expressamente, de forma livre e espontânea, que seus dados sejam tratados para uma finalidade específica e claramente informada no momento da coleta do consentimento; vale lembrar que é possível retirar o consentimento sempre que você desejar. |
Cumprimento de Obrigação Legal | Quando tratamos seus dados porque alguma legislação ou alguma regulamentação assim nos obriga. |
Execução de contratos ou de procedimentos preliminares relacionados ao contrato | Quando nós mantemos algum tipo de contrato com você ou relação prévia ao contrato. |
Importante destacarmos que você não é obrigado a nos fornecer seus dados pessoais. No entanto, como a coleta de dados pessoais é necessária para nos relacionarmos com você e para realizarmos as atividades especificadas neste Aviso, não seremos capazes de atender, estabelecer relação ou finalizar a sua solicitação caso opte por não os fornecer.
Reforçamos que os dados que solicitamos são apenas os estritamente necessários para podermos nos
relacionarmos com você ou para cumprir as legislações vigentes – que, muitas vezes, nos obrigam a coletar determinados dados pessoais para determinadas finalidades.
Gostaríamos também de alertar que dados pessoais sensíveis, definidos pela legislação como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, suas opiniões políticas, suas convicções religiosas ou filosóficas, ou sua filiação sindical, bem como dados genéticos, dados biométricos que o identifiquem de forma inequívoca, dados relativos à sua saúde ou dados relativos à sua vida sexual ou sua orientação sexual não devem ser inseridos nos campos de texto enquanto utiliza o nosso site, já que nenhum dos campos livres de texto existentes em nosso site demanda a indicação de tais dados pessoais.
Esperamos, ainda, que não compartilhe com terceiros as credenciais de acesso (logins e senhas) que lhe são disponibilizadas para acessar os ambientes digitais que disponibilizamos a você.
Caso você tenha dúvidas sobre alguma das informações apresentadas acima, não deixe de nos contatar para que possamos ser ainda mais transparentes com você.
5 – QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) garante a você uma série de direitos sobre seus dados pessoais, conforme demonstrado no quadro abaixo. Estes direitos são garantidos a você para que a transparência, informação, responsabilidade e prestação de contas sempre sejam observadas durante as atividades realizadas com os seus dados pessoais.
A qualquer momento você pode solicitar o atendimento deles através do nosso canal de atendimento
privacidade@sescoopgo.coop.br.
QUADRO RESUMO – | RELAÇÃO DOS SEUS DIREITOS |
---|---|
Confirmação | Você pode confirmar se ocorre algum tipo de tratamento de seus dados pessoais. Quando atendido tal direito, indicaremos a base legal que justifica o tratamento dos seus dados, a origem deles e o prazo de retenção. |
Acesso | Você pode acessar os seus dados pessoais. Para além do acesso aos dados em si, você pode também ter acesso às informações sobre finalidades, categorias, destinatários, prazo de conservação, origem dos dados, existência de decisões automatizadas, entre outros aspectos referentes ao tratamento dos dados pessoais. |
Correção | Você pode solicitar a correção dos dados pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. |
Anonimização, bloqueio ou exclusão | Você pode solicitar a anonimização de seus dados pessoais, sempre que possível e comercialmente razoável, bem como requerer a suspensão temporária de qualquer operação de tratamento realizada com seus dados pessoais, mediante guarda do dado pessoal ou banco de dados e ainda solicitar a eliminação dos dados pessoais que considere desnecessários, excessivos ou que estejam sendo tratados em desconformidade com a legislação. |
Portabilidade | Você pode solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor, obtendo os seus dados pessoais de forma estruturada e de modo que possam ser transmitidos. |
Informação sobre compartilhamentos | Você pode solicitar informações relacionadas as entidades públicas e privadas com os quais seus dados pessoais foram compartilhados por meio de comunicação, difusão, transferência internacional, tratamento compartilhado de bancos de dados ou outras ações que realizem ou caracterizem o uso compartilhado de dados pessoais. |
Revogação do consentimento | Você pode solicitar a revogação do consentimento anteriormente concedido, bem como manifestar desejo de que seus dados pessoais tratados com base no consentimento sejam eliminados. |
Oposição | Você pode se opor ao tratamento de seus dados pessoais que não se fundamentarem na base legal do consentimento, em caso de descumprimento ao disposto na LGPD. |
Reclamação | Você pode peticionar em relação aos seus dados pessoais perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), opondo-se ao tratamento realizado por nós ou em razão da violação de algum dos direitos acima referidos. |
Importante! Quando recebermos uma solicitação sua para exercer qualquer um dos direitos acima, precisaremos, antes de avaliar a sua solicitação e atendê-la, nos certificarmos de que você, de fato, é você. Por isso, para comprovação da sua identidade, solicitaremos algumas informações e que você forneça documento de identificação com foto.
6 – COMO SÃO COMPARTILHADOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Atuando para o melhor desenvolvimento das nossas atividades, fazemos a contratação de serviços de outras empresas que também poderão ter acesso aos seus dados pessoais. Nestes casos tomamos todos os cuidados disponíveis para garantir que nos casos em que elas precisam ter acesso aos seus dados pessoais para nos auxiliarem na realização de determinadas atividades que você já conhece, todos as garantias sejam estritamente cumpridas.
Essas empresas tratam seus dados de acordo com nossas instruções explícitas e cumprem integralmente este aviso de privacidade, as leis de proteção de dados e outras medidas de confidencialidade e segurança.
Confira algumas situações em que compartilhamos seus dados pessoais:
▪ Com nossos fornecedores: muitas vezes são contratados para realização de parte do tratamento dos dados pessoais que coletamos, tais como provedores de hospedagem de dados e/ou banco de dados, assessorias/consultorias, provedores de serviços de email marketing, dentre outras;
▪ Com autoridades e órgãos públicos: para atender eventuais obrigações legais e/ou
judiciais;
▪ Com a Unidade Nacional: compartilhamos dados para os fins acima mencionados, com a Unidade Nacional do Sistema OCB em virtude de, em algumas oportunidades, ocorrer a participação em ações que realizamos com seus dados pessoais ou para atender obrigações legais impostas pelos órgãos de fiscalização por integrarmos o Sistema “S”.
Se você quiser mais informações sobre o compartilhamento dos seus dados pessoais, não deixe de nos contatar: privacidade@sescoopgo.coop.br.
7 – COMO GARANTIMOS A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nosso dever é manter a segurança dos seus dados pessoais e gostaríamos de dividir com você que adotamos uma série de medidas para atender este compromisso de segurança e garantir que seus dados pessoais não sejam acessados indevidamente, alterados, divulgados ou destruídos.
Confira:
✓ Ambientes de coleta de dados pessoais são protegidos com certificados SSL;
✓ Rotina de backups;
✓ Restrição de acesso geolocalização;
✓ Sistema de Prevenção de Intrusões, WAF e outras medidas de segurança em
firewall;
✓ Dados pessoais somente são acessados por pessoas autorizadas;
✓ Dispositivos utilizados para acessar os dados pessoais possuem controles
lógicos de acesso;
✓ Documentos que contêm dados pessoais são armazenados de acordo com as
boas práticas de segurança da informação;
✓ Exigência por contrato de que todos os nossos colaboradores, fornecedores e
parceiros tenham o conhecimento e nível adequado de proteção de dados e
atuem em conformidade com a LGPD;
✓ Treinamentos em Segurança e Proteção de Dados Pessoais.
8 – TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS
Via de regra, nós não transferimos seus dados pessoais para fora do Brasil. Ou seja, eles são tratados e armazenados por aqui mesmo.
No entanto, excepcionalmente, quando algum dos nossos fornecedores o faz, os dados pessoais poderão ser transferidos para outros países. Nestes casos, exigiremos sempre que sejam estabelecidos contratos que regulamentem a adoção de altíssimo padrão de conformidade e segurança, bem como respeito às determinações aqui contidas.
9 – COOKIES QUE UTILIZAMOS EM NOSSOS SITES
O nosso site utiliza cookies de terceiros para que possamos nos relacionar melhor com você e permitir que algumas funcionalidades sejam disponibilizadas. Eles são classificados pelo seu ciclo de vida, pelo domínio a que pertencem e a sua finalidade, conforme quadro abaixo:
QUADRO RESUMO – | CLASSIFICAÇÕES DOS RASTREADORES E COOKIES |
---|---|
Quanto ao Ciclo de Vida | Persistentes: ficam no seu dispositivo durante um determinado período. Sessão: são temporários, sendo apagados do seu dispositivo quando o navegador é fechado. |
Quanto ao Domínio | Próprios: são baixados pelo site que você está visitando e partilham o mesmo domínio. Terceiros: são baixados para o seu dispositivo por sites de um domínio diferente daquele que você está visitando. Isto pode acontecer, por exemplo, em sites que têm banners com publicidade de uma terceira empresa ou organização. |
Quanto à Finalidade | Necessários: estes cookies são necessários para o funcionamento do nosso site, sem os quais o site pode não responder corretamente, prejudicando nosso relacionamento. Por este motivo, eles estarão sempre ativados, não sendo possível desativá-los; Estatísticos: estes cookies permitem que façamos a coleta de informações sobre como você utiliza nosso site e como podemos melhorar nosso ambiente digital para proporcionar a você uma experiência cada vez mais agradável. Por padrão, eles estarão desabilitados, porém, caso você queira contribuir para melhorar a relação que temos com você, eles devem ser ativados. Marketing: estes cookies são utilizados para registrar suas preferências durante a navegação em nosso site e com base em quais anúncios você chegou até o nosso ambiente, possibilitando a realização de ofertas personalizadas de nossos produtos e serviços. Assim como aqueles classificados como estatísticos, esta modalidade estará desabilitada por padrão. |
Sempre que você acessar nosso site, ativaremos os cookies que são realmente necessários para que ele funcione. Respeitando seu direito à privacidade, a gestão dos cookies pode ser realizada por você a qualquer momento, através do banner de definições, de acordo com as definições estabelecidas no quadro acima.
Você, como usuário do nosso site, também pode alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies no seu navegador a qualquer momento, com exceção dos estritamente necessários (cookies essenciais). Todavia, desabilitar as funções de determinados Cookies pode prejudicar o correto funcionamento de alguns recursos donosso portal.
Para gerenciar estas opções, uma das alternativas é a configuração por meio do navegador utilizado. Indicamos abaixo tutoriais sobre o tema:
10 – POR QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Mantemos os seus dados pessoais somente até que as finalidades para as quais eles foram coletados sejam atingidas. Depois, eliminamos, com exceção dos casos em que temos que manter para atender obrigações decorrentes de Lei e Regulamento ou para o exercício de alguns direitos que possuímos.
A qualquer momento você pode solicitar a eliminação dos dados pessoais (Ver item “5. Quais são os direitos dos titulares de dados pessoais?”), especialmente nos seguintes casos:
✓ Você decide revogar o consentimento concedido;
✓ Você considera que são tratados dados pessoais desnecessários ou excessivos;
✓ Você considera que nós não cumprimos às disposições estabelecidas na LGPD.
Sempre que você solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, iremos avaliar se realmente podemos eliminá-los ou se, eventualmente, teremos de mantê-los para cumprimento de obrigações legais, exercício regular de direitos ou detecção e prevenção a fraudes.
11 – ATUALIZAÇÕES DESTE DOCUMENTO
Como afirmamos reiteradamente acima, temos um compromisso com você e esse compromisso (de manter seus dados pessoais seguros e utilizá-los de acordo com a LGPD) leva à necessidade de atualização e de adaptação de uma série de medidas de acordo com novos procedimentos e regulamentos.
Por isso, podemos alterar e atualizar este Aviso. Convidamos para que, de tempos e tempos, você visite este Aviso e identifique quais as medidas que estão sendo adotadas para manter seus dados seguros e seus direitos atendidos.
Utilizar seus dados pessoais com cautela e responsabilidade – este é o nosso compromisso com você.