A Central Sicredi Brasil Central reafirma seu compromisso com a intercooperação, um dos princípios fundamentais do cooperativismo, ao apoiar a Bordana, cooperativa de bordadeiras sediada em Goiânia. No último dia 9 de agosto, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, em visita à Bordana, destacou a importância da parceria, que possibilitará a execução de projetos e lançamento de nova coleção, bem como a expansão da produção.

Fundada há 13 anos, a Cooperativa Bordana nasceu da superação pessoal da sua fundadora e presidente, Celma de Oliveira. Inicialmente concebida como um projeto social, a Bordana tem o objetivo de gerar trabalho e renda para mulheres que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. A cooperativa oferece um espaço onde essas mulheres podem se profissionalizar e trabalhar de forma flexível, conciliando as atividades domésticas com a produção artesanal de bordados em suas próprias casas.

Durante a visita, Celma de Oliveira ressaltou a parceria estratégica com o Sicredi, destacando a importância desse tipo de aliança. “Acreditamos no cooperativismo, que foi fundamental para o crescimento da Bordana. E agora, essa contribuição está sendo essencial para a produção da nova coleção de bordados, que será lançada no final do ano”, afirma Celma.

Atualmente, o Sicredi está presente em todos os estados brasileiros, muitas vezes como a única instituição financeira em diversos municípios. Esse alcance reflete o compromisso da instituição com as comunidades, que por meio do compartilhamento de recursos, conhecimentos e experiências, busca contribuir com o desenvolvimento econômico e social dessas localidades.

Celso Figueira destacou que, não apenas em Goiás, mas em todo o Brasil onde o Sicredi atua, há um compromisso sólido com a intercooperação. “É evidente que são as pessoas que impulsionam o desenvolvimento econômico, mesmo nos municípios menores. Da nossa parte, além das cooperativas, buscamos também uma colaboração estreita com entidades de classe, prefeituras e associações para fortalecer o crescimento contínuo das regiões”, explica Figueira.

Outro ponto que ele reforçou foi a importância de apoiar e valorizar o trabalho das mulheres. “Foi essencial conhecer de perto o trabalho das associadas da Bordana e observar a dedicação e o empenho de cada uma delas. É lamentável que um esforço tão significativo muitas vezes não receba a valorização que merece. A contribuição das mulheres para a economia e para a comunidade é fundamental e precisa ser reconhecida e apreciada”, avaliou Figueira.

Nova coleção desenvolvida com a parceria do Sicredi

A nova coleção de peças bordadas pelas cooperadas será lançada no fim desse ano. Inspirada no renascimento do Cerrado brasileiro, a coleção foi idealizada pelo designer de artesanato Renato Imbroisi e está sendo executada por bordadeiras da cooperativa. O Sicredi contribuiu com recursos financeiros e será parceiro também na divulgação. Em Goiânia, é possível encontrar as peças produzidas pela Cooperativa Bordana em uma loja localizada no Piso 2 do Shopping Bougainville.

Fonte: Assessoria de imprensa da Central Sicredi Brasil Central