A Coop-Recicla recebeu 100 caçambas e um caminhão, que serão utilizados para locação pela cooperativa. A aquisição foi possível graças a uma parceria de intercooperação com o Sicoob Empresarial, que financiou R$ 1,6 milhão por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os novos equipamentos foram apresentados nesta segunda-feira (25), durante uma cerimônia que contou com a presença da diretoria das cooperativas, do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e do prefeito de Rio Verde, Paulo do Valle.
O presidente da Coop-Recicla, Divino Teles, destacou que a iniciativa representa a realização de um sonho para a cooperativa. “Este é um dia muito importante para nós. Estamos profissionalizando ainda mais nosso negócio, melhorando os serviços prestados e promovendo maior sustentabilidade para Rio Verde”, afirmou.
Com as novas caçambas, a Coop-Recicla poderá alugá-las para empresas de Rio Verde destinarem corretamente seus resíduos. Esses materiais serão posteriormente encaminhados à cooperativa para reciclagem. “As empresas poderão fazer a destinação adequada de seus resíduos e, assim, obter o Certificado de Destinação”, explicou Divino.
O presidente da Coop-Recicla elogiou o Sicoob Empresarial por apoiar o projeto e viabilizar o financiamento. “O Sicoob Empresarial abraçou a ideia e acreditou na viabilidade do projeto”, ressaltou Divino. Pelo acordo firmado, a cooperativa terá um período de carência de um ano antes de iniciar o pagamento do financiamento, que será amortizado com a receita gerada pela locação das caçambas.
Marcelo Ferreira, presidente do Sicoob Empresarial, destacou que a parceria materializa dois importantes Princípios do Cooperativismo. “Este projeto reflete a intercooperação e o interesse pela comunidade. A parceria entre o Sicoob Empresarial e a Coop-Recicla beneficiará diretamente a população de Rio Verde”, afirmou.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Aberto Pereira, ressaltou que o cooperativismo promove geração de renda para os cooperados, mas também gera retorno positivo para a comunidade. “Esse projeto mostra que os recursos investidos nas cooperativas têm retorno direto na comunidade”, avaliou.
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Valle, também esteve presente na entrega das caçambas e do caminhão. Ele enfatizou o potencial do cooperativismo para gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento local, além de reforçar a importância do apoio da comunidade a iniciativas voltadas para a reciclagem.