O Sistema OCB/GO participou de uma reunião da cooperativa Coop-Recicla com a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, e o promotor de Justiça Juliano Araújo, do Ministério Público de Goiás, para discutir recursos estaduais que possam ser destinados a cooperativas de reciclagem.

No encontro realizado na última segunda-feira (26), na Semad, o presidente da Coop-Recicla, Divino Teles, apresentou o projeto de um galpão industrial para coleta seletiva, que foi bem recebido pela secretária. O objetivo da proposta é ampliar a capacidade de recebimento de resíduos sólidos na sede da cooperativa, em Rio Verde. O espaço vai contar com área administrativa, refeitório, banheiros, sala para capacitação e ambiente para o destino dos materiais recicláveis.

“A proposta é incrível e o trabalho da cooperativa é excelente e a Semad tem todo interesse em apoiar esse projeto, inclusive financeiramente, com o Fundo do Meio Ambiente”, revelou a secretária ao prometer que será feito estudo para viabilizar esse destino de verba.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira declarou que a expectativa é a liberação desses recursos para a construção do galpão industrial para a cooperativa, que é considerada um modelo de negócio do ramo em todo o Estado. “A Coop-Recicla tem várias unidades, além da sede em Rio Verde, e essa expansão vai mudar o patamar da reciclagem de resíduos sólidos em Goiás”, afirmou.

Inclusão social

Além de uma questão ambiental, o aproveitamento dos rejeitos sólidos representam oportunidade de negócio. Na ocasião, a cooperativa apresentou seu modelo de gestão que conta com apoio das políticas públicas. “Nosso projeto é grande e vem mostrar para os municípios que as cooperativas de reciclagem podem fechar os lixões e acabar com esse problema, aproveitando os rejeitos e ainda gerando emprego e renda”, declarou Divino.

O encontro foi acompanhado pelo coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, Marcelo Ferreira, e pelo coordenador de Relações Institucionais e Sindicais da OCB/GO, Emanuell Lopes.