Reportagem Coop
Alessandra Faria- Comunicação OCB/GO
Com parceria da Prefeitura Municipal e apoio do Sistema OCB/GO, a Coop-Recicla lançou, nesta quinta-feira (22), a ação ‘Adote uma Ecobag’, no bairro Sol Nascente. É um projeto piloto e inédito de coleta seletiva porta a porta que entregou, de casa em casa, um kit sustentabilidade, contendo uma ecobag, um tambor para óleo de cozinha e dois galões (um para lixo orgânico e o outro para rejeitos que não são recicláveis).
Na semana seguinte, caminhões da cooperativa de reciclagem farão a coleta do material nas casas, duas vezes por semana. Durante 30 dias, a iniciativa vai contar com a participação dos 130 cooperados da coop de reciclagem, em uma ação conjunta de coleta seletiva de resíduos recicláveis da cidade, localizada na região Sudoeste de Goiás. A expectativa é de que, após essa primeira experiência, o mesmo serviço possa ser oferecido em todos os bairros do município.
A secretária de Saneamento de Chapadão do Céu, Marcijane França Veloso, lembra que na cidade já existe uma lixeira com dois galões a cada dois lotes, sendo um galão para lixo orgânico e outro para rejeitos. “Com esse novo projeto, buscamos a educação ambiental dos moradores e, com isso, impulsionar a coleta seletiva eficaz para sermos uma referência de cidade sustentável”, explica.
A Coop-Recicla foi convidada pela prefeitura de Chapadão do Céu para integrar o projeto chamado Lixo Zero. Segundo o prefeito Vinicius Marcondes Terin, a cidade pretende ser referência em sustentabilidade com índice zero de emissão de carbono. Para alcançar esse objetivo, foi comprada uma máquina de trituração para colaborar com o trabalho da cooperativa.
“A cooperativa vai assumir todos os processos relacionados aos resíduos. Tudo será transformado em adubo orgânico. Vamos ser a primeira cidade do Estado a emitir zero de CO2. Estamos investindo na ideia com recursos para que no futuro a cooperativa seja uma indústria e que os cooperados tenham cada vez mais ganho com esse trabalho, gerando emprego e renda para todos”, projeta o prefeito.
O presidente da Coop-Recicla, Divino Teles, comemora a parceria e anuncia que a expectativa é aumentar o número de cooperados para pelo menos mais 50, em um período de quatro meses.
“Com a nova demanda, o processo de separação vai precisar de mais gente e aqui sabemos que vai dar certo porque os moradores já têm a cultura de cada um fazer a sua parte, são conscientes. Com o apoio da gestão pública, o resultado acontece e vai ser positivo”, revelou.
A cooperativa de reciclagem tem sede em Rio Verde, a 250 km de Chapadão do Céu, onde também tem uma unidade de coleta e tratamento de materiais recicláveis.
Cada kit entregue à população, contém:
- Uma lixeira para rejeitos;
- Uma lixeira para lixos orgânicos;
- Um latão para descarte de óleo;
- Uma ecobag, destinada ao descarte de materiais recicláveis;
- Um imã com os dias das coletas listados, para facilitar a programação dos moradores.