A Cooperabs recebeu a UK – Scotland Mission, composta por especialistas da Teesside University e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG). A visita, no dia 20 de novembro, fez parte de uma agenda técnica voltada para projetos de bioenergia e descarbonização, com foco na análise de iniciativas sustentáveis no Brasil.

A delegação conheceu o projeto da Cooperabs que utiliza resíduos da produção de polvilho e farinha de mandioca para produzir biocombustíveis em biodigestores e biofertilizantes. A iniciativa busca agregar valor aos resíduos, promover práticas mais sustentáveis e apoiar a agricultura familiar. O projeto foi premiado no GO!Coop 2, promovido pelo Sistema OCB/GO.

A programação na cooperativa incluiu apresentações, visitas às instalações e atividades como o plantio de ramas de mandioca e a degustação de alimentos à base de mandioca.

A visita integra um esforço de cooperação internacional para troca de tecnologias e conhecimentos em bioenergia. A missão também visitou outros projetos em Goiás e Brasília, com destaque para o etanol de cana-de-açúcar. A interação abre caminho para um possível acordo de colaboração entre a Cooperabs e a Teesside University.

O presidente da Cooperabs, José Atair da Silva Neto, destacou a importância da troca de experiências. “Esse encontro nos permite apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo e, ao mesmo tempo, aprender com especialistas internacionais. Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para uma economia mais verde”, comentou.

A comitiva incluiu, os professores Lord Richards (Engenharia Civil e Ambiental, Teesside University); Kumar Patchigolla (Descarbonização de Clusters Industriais, Teesside University); Shadab Alam (Descarbonização, Teesside University); Wilson Mozena Leandro (Bioenergia, UFG) e Maico Severino (Indústria e Bioenergia, UFG).