
Em um movimento inédito no cooperativismo financeiro no Brasil, as cooperativas Central Sicoob Uni e Sicoob Nova Central se uniram para o lançamento do Fundo de Investimento Imobiliário Nova Uni (FINU). O novo produto, que vai disponibilizar recursos para o mercado imobiliário, foi apresentado para representantes das principais incorporadoras, loteadoras e construtoras de Goiás, na última segunda-feira (17/02), na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia.
Um dos desafios do mercado imobiliário é conseguir obter recursos financeiros (funding) dentro de condições de custo que viabilizem a construção de loteamentos e empreendimentos. Com essa iniciativa, as cooperativas de crédito terão a oportunidade de apoiar o segmento de maneira mais expressiva.
Segundo Marcelo Baiocchi, presidente do Sicoob Nova Central, esse é um projeto inédito para fomentar o segmento. “Vamos captar novos cooperados no mercado e o mais importante é que conseguiremos fomentar um mercado que gera muito emprego e com certeza será uma parceria ganha-ganha”, destacou.
Para Argemiro Mendonça, vice-presidente da Central Sicoob Uni, o fundo é inovador e desafiador. “São duas centrais do Sicoob buscando alternativas com funding para o setor imobiliário e da construção. Já fazemos justiça financeira e agora podemos contribuir com justiça habitacional”.
Estratégico e histórico

O lançamento do fundo ocorre em um momento estratégico. A taxa Selic em alta é um problema e o ramo habitacional está ávido por recursos. “Esse é um dia histórico para o cooperativismo de crédito brasileiro”, ressaltou o diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada. “É um grande exemplo de intercooperação e fortalecimento regional de duas Centrais”, completou o presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel de Oliveira.
O auditório do Sistema OCB/GO ficou lotado para o evento. Além da apresentação do fundo de investimento e dos detalhes de seu funcionamento, houve ainda uma palestra com Renato Correia, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que mostrou indicadores que comprovam o momento pujante do segmento.
Presente no lançamento, Ilézio Inácio Ferreira, vice-presidente do Secovi (Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias), ressaltou que a iniciativa será muito exitosa principalmente pelo momento da economia. “Com escassez de recursos, juros altos e Selic elevada, o fundo será um grande diferencial. As cooperativas conhecem a realidade local, os empresários e as empresas, então com certeza será um produto de muita aceitação”, avaliou.
Os recursos financeiros serão disponibilizados para todos os associados do segmento nas cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni e ao Sicoob Nova Central, presentes em 14 Estados e no Distrito Federal.
Fonte: Central Sicoob Uni