Cursos/Eventos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE CRÉDITO

Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP

Compartilhe:

O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Formação para Conselheiros de Crédito, com os objetivos:

  • Ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as principais práticas, atitudes, conhecimentos e posturas dos membros de conselhos de administração;
  • Proporcionar aos participantes a reflexão e o debate sobre as práticas de gestão e governança cooperativista, permitindo o conhecimento e a análise das condições do ambiente organizacional, considerados base para o processo de tomada de decisão;
  • Atualizar e evoluir conhecimentos, apresentando as melhores práticas em gestão, liderança e estratégia das sociedades cooperativas;
  • Permitir o aprimoramento das competências dos conselheiros, oferecendo subsídios para o desenvolvimento da capacidade de planejar de forma estratégica e sistêmica; capacidade de lidar com desafios e assegurar soluções; capacidade de liderar em contextos complexos e de alta incerteza; a capacidade de motivar e integrar colaboradores.

Público-alvo

Conselheiros das cooperativas de crédito do Estado de Goiás e cooperados que pretendem concorrer aos cargos do conselho.

Vagas

30

A realização do programa está condicionada a formação de turma.

Horário

Das 18:30 às 21:30 horas (encontros às terças-feiras)

Carga horária

24 horas

Cronograma

Módulo I – Identidade Cooperativista e o Cooperativismo de Crédito – 11/03/2025

Módulo II – Direito e Governança Cooperativa – 18/03/2025

Módulo III – Gestão Estratégica em Cooperativas – 25/03/2025

Módulo IV – Inovação – 01/04/2025

Módulo V – Resolução de Conflitos e Comunicação – 08/04/2025

Módulo VI – ESG e a tomada de decisão – 15/04/2025

Módulo VII – Gestão de Risco e Compliance – 22/04/2025

Módulo VIII – Construção de Cenários Futuros– 29/04/2025

Inscrições

Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 22/02/2025 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento

R$100,00 (cem reais), pagamento via boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa.

Modalidade

On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela plataforma Zoom

Pré-requisito

– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

Frequência/Certificação

A certificação será concedida pelo ESCOOP após o fechamento do curso. Para a certificação, será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Curso foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Instituição

A Instituição de Ensino responsável pelo treinamento será a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, que iniciou suas atividades em 2012 tendo como proposito a formação acadêmica e a capacitação de profissionais com competência para atuar na gestão das sociedades cooperativas.

Ementa do Programa

Módulo I – Identidade Cooperativista e o Cooperativismo de

Crédito (3h)

Objetivo do módulo: Aprofundar a discussão sobre a identidade cooperativista como uma vantagem competitiva. Permitir que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo e a estrutura de funcionamento das cooperativas. Apresentar o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas instituições financeiras cooperativas.

Módulo II – Direito e Governança Cooperativa (3h)

Objetivo do módulo: Apresentar as características da legislação aplicada ao cooperativismo e às cooperativas de crédito. Expor questões técnicas como ato cooperado e não cooperado, obrigatoriedade de reservas e a responsabilidade civil e penal do cooperado e dos conselheiros e gestores. Governança corporativa e suas implicações para as sociedades cooperativas.

Módulo III – Gestão Estratégica em Cooperativas (3h)

Objetivo do módulo: Explorar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) como instrumento de desenvolvimento e evolução da gestão para geração de valor para a sociedade e outras partes interessadas, com foco nas cooperativas.

Módulo IV – Inovação (3h)

Objetivo do módulo: Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos. Apresentar conceitos, modelos e técnicas associados à inovação. Explora o processo de inovação no ramo crédito.

Módulo V – Resolução de Conflitos e Comunicação (3h)

Objetivo do módulo: Explorar os tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais; conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho). Discutir os conflitos políticos e grupos de interesses. Abordar as técnicas de administração de conflitos, negociação e mediação. Reflexão sobre a postura e condutas esperadas dos conselheiros, no que tange ao contato com informações sigilosas, colaboradores, cooperados e demais partes interessadas em contato com a cooperativa.

Módulo VI – ESG e a Tomada de Decisão (3h)

Objetivo do módulo: Explorar a integração dos princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança ao processo decisório, destacando seus impactos estratégicos e na geração de valor. Serão discutidos os desafios e benefícios de incorporar essas práticas para atender às demandas de stakeholders e garantir a perenidade dos negócios.

Módulo VII – Gestão de Risco e Compliance (3h)

Objetivo do módulo: Discutir o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos. Explorar o conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação.

Módulo VIII – Construção de Cenários Futuros (3h)

Objetivo do módulo: Capacitar os participantes a desenvolverem a habilidade de construção de cenários futuros, proporcionando uma visão clara sobre a importância do pensamento de longo prazo. A metodologia aplicada será a de foresight (inteligência estratégica antecipativa), além de abordar o sensemaking, uma ferramenta essencial para a antecipação e preparação estratégica.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se for atendido o pré-requisito.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

(62) 3240-8926 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br