O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Formação para Futuros Gerentes, com os objetivos:
- Capacitar os cooperados a liderar com foco na excelência operacional, promovendo colaboração entre equipes e garantindo que a execução de tarefas seja realizada com alta qualidade.
- Desenvolver competências essenciais nos supervisores, como autoliderança, comunicação eficaz, inovação e gestão de talentos, para prepará-los para desafios futuros e posições de gerência.
- Preparar os supervisores para adaptar suas estratégias de liderança conforme as necessidades das equipes, promovendo uma tomada de decisão ágil e eficaz diante de situações desafiadoras.
O programa de Gerentes será realizado em uma etapa.
Modalidade
EAD síncrono – (4 encontros virtuais ao vivo) pela plataforma ZOOM da 19h às 21 h
Mentorias – em grupos de 2 hs on line (4 grupos de 10 pessoas) das 19h às 21h
Presencial – Na cidade de Goiânia (as despesas com translado, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade do participante) das 08:30 às 17:30.
Pré-requisitos
– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.
– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no curso, mediante Ofício que será enviado para cooperativa.
Público-alvo:
Colaboradores que estejam nos cargos de coordenadores, supervisores, encarregados e líderes de cooperativas goianas que estão em desenvolvimento para assumir futuramente cargos de gerência.
Vagas:
Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo permitida a inscrição de dois participantes por cooperativa. Exceções poderão ser analisadas.
Sujeito a formação de turma.
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) com início dia 07/04/2025 atéo dia 21/04/2025 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pela FIA após o fechamento do curso. Para a certificação, será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Curso foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.
Carga Horária:
24 hs
Instituição: FIA
A FIA – Fundação Instituto de Administração foi criada por professores do Departamento de Administração da FEA/USP em 1980 para oferecer ao mundo corporativo pesquisa, consultoria e educação continuada. Há mais de 40 anos, a FIA é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios, em educação executiva e consultoria, com soluções customizadas para organizações do setor privado e público, sendo referência no Brasil e em vários outros países. Porque, na FIA, você aprende a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo no mundo dos negócios e na sociedade.
Ementa
Módulo I Online – 8H: GESTÃO COLABORATIVA PARA EXCELÊNCIA NA EXECUÇÃO – 06, 08, 13 e 15/05/2025 das 19h às 21h
➢ EXCELÊNCIA NA EXECUÇÃO: Técnicas e estratégias para garantir que os planos sejam implementados de maneira eficaz.
➢ GESTÃO COLABORATIVA: Fomentar a colaboração entre equipes e departamentos para atingir metas de execução.
➢ LIDERANÇA INCLUSIVA: Promover um ambiente inclusivo e equitativo que apoie a excelência operacional.
CONTEÚDO:
- Ferramentas para garantir a execução de alta qualidade em projetos e tarefas.
- Estudos de caso sobre liderança inclusiva e sua relação com a excelência na execução.
Módulo II Mentorias – Construindo a Jornada de Liderança
- MENTORIA 1: AUTOLIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (2 HORAS) 20/05/2025 das 19h às 21h.
Foco: Desenvolvimento da autoliderança e inteligência emocional como pilares para gerenciar equipes com eficácia.
- MENTORIA 2: COMUNICAÇÃO EFICAZ E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS (2 HORAS) 22/05/2025 das 19h às 21h.
Foco: Técnicas de comunicação assertiva e resolução de conflitos para fortalecer a coesão e a produtividade da equipe.
- MENTORIA 3: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO (2 HORAS) 27/05/2025 das 19h às 21h.
Foco: Estimular a inovação e o pensamento crítico na tomada de decisões, com base em análise de dados e tendências.
- MENTORIA 4: GESTÃO DE PERFORMANCE E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS (2 HORAS) 29/05/2025 das 19h às 21h.
Foco: Estratégias para avaliar, desenvolver e reter talentos, alinhando a performance individual aos objetivos estratégicos da cooperativa
Módulo III Presencial Goiânia – 8h: LIDERANÇA ÁGIL E ADAPTATIVA – 13/06/2025 das 08:30h às 17:30h
EMENTA:
➢ LIDERANÇA SITUACIONAL: Como adaptar o estilo de liderança conforme o nível de maturidade da equipe.
➢ TOMADA DE DECISÃO RÁPIDA: Técnicas para decisões assertivas em ambientes dinâmicos.
➢ GESTÃO DE SITUAÇÕES DESAFIADORAS: Abordagem prática para liderar equipes em momentos de complexidade e mudança.
CONTEÚDO: o Estilos de liderança e adaptação conforme a situação. o Ferramentas de decisão rápida e análise de cenários. o Simulações de gestão de situações desafiadoras.
➢ O MÓDULO PRESENCIAL SERÁ MINISTRADO NO FINAL COM ENTREGA DO CERTIFICADO
Investimento
*O investimento total por participante é de R$ 1.995,00 (Hum mil novecentos e noventa e cinco reais) sendo esse montante arcado 100% pelo SESCOOP/GO a título de bolsa de estudos.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se ela autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:
(62) 3240-8931 (WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br