Nesta quinta-feira (3/10), o Sistema OCB/GO realizou, em Goiânia, o 1º Fórum de Presidentes e Dirigentes de Cooperativas do Núcleo Regional Central. O evento reuniu representantes de mais de 60 cooperativas, no Alpha Park Hotel, para debater inovação, intercooperação e as diretrizes do setor cooperativista.

De acordo com Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, a reunião cumpriu seus três principais objetivos: promover o relacionamento entre as cooperativas, facilitar a intercooperação de negócios e colocar o tema da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia das cooperativas.

“Nós escolhemos dois temas fundamentais, o primeiro é o da intercooperação, para estimular a realização de negócios. Alguns negócios já foram iniciados e temos a condição de fazer muito mais. O segundo tema é aprofundar mais nesse assunto da inteligência artificial. Não precisamos saber tudo sobre essa tecnologia, mas precisamos entender o que existe e como podemos nos beneficiar dela”, disse o dirigente.

Palestras

Renato Barbosa ministrou a palestra “Entendendo a Inteligência Artificial e seus impactos”. Mentor na Startse, Plataforma de Conhecimento em Negócios, ele esteve na AWS, braço tecnológico da Amazon. Renato destrinchou os impactos positivos e negativos da nova tecnologia e como ela pode levar ferramentas de solução para problemas que já existem nas cooperativas.

Além disso, o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, apresentou as diretrizes estabelecidas pelo 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Entre elas, promover a intercooperação, o ESG e a Comunicação, sempre de olho na meta de R$ 50 bilhões de faturamento para as cooperativas goianas até 2027.

O palestrante e mágico Marco Zanqueta, conhecido por abordar temas técnicos utilizando o ilusionismo e o humor, tratou do tema da intercooperação. Zanqueta destacou, nas discussões, que existem muitas oportunidades para a intercooperação, mas que é preciso ter proatividade nas cooperativas.

“Reforço que é preciso ter protagonismo. Não adianta ter uma boa ideia de intercooperação no papel, se não houver protagonismo para colocá-la em prática”, diz o palestrante.

Os dirigentes e presidentes de cooperativas, além da oportunidade de adquirirem novos conhecimentos por meio das palestras, participaram de grupos de discussão.

Experiência das cooperativas

Sérgio Baiocchi, vice-presidente da Unimed Federação Centro Brasileira, comentou sobre a experiência de participar do fórum. “É uma grata surpresa, porque eu pude ver aqui pessoas que têm muito tempo de cooperativismo, mas que, mesmo assim, estão demonstrando um ‘perfil de iniciante’ e estão aqui dispostos a aprender. Eles estão aqui para ter um propósito e, a partir disso, buscar resultados dentro do cooperativismo”, explicou.

Fóruns

Os encontros regionais são uma oportunidade para consolidar e priorizar as diretrizes estratégicas do 15º CBC, realizado em maio deste ano, traçando o caminho para os próximos cinco anos de atuação do movimento. Até o próximo mês, os núcleos cooperativos Sudoeste e Noroeste do Sistema OCB/GO também receberão a programação. As regiões Sul, Nordeste e Norte já realizaram seus eventos nos últimos meses de agosto e setembro.