Com participação de 20 cooperativas, o que representa cerca de 90% do total da região, o Sistema OCB/GO realizou o 1º Fórum de Dirigentes e Presidentes do Núcleo Cooperativo Regional Noroeste, nos dias 28 e 29 de novembro, em Pirenópolis.
O Noroeste foi o último a receber o Fórum, que faz parte de uma série planejada para atender as lideranças cooperativistas do Estado ao longo de 2024. As regiões Sul, Nordeste, Central, Sudoeste e Norte realizaram seus encontros entre os meses de agosto e outubro. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, fez um balanço positivo da maratona de fóruns entregue ao longo do ano.
“Nos seis fóruns tivemos participação expressiva das cooperativas, além do surgimento de muitos projetos de intercooperação e oportunidades de interrelacionamento. O que demonstra a decisão acertada em dividir esse evento por regiões, promovento o desenvolvimento do cooperativismo goiano. Estamos muito satisfeitos com esse resultado e, ano que vem, teremos mais oportunidades de relacionamentos e de negócios, que é o nosso principal objetivo”.
Luís Alberto Pereira- presidente da OCB/GO
Plano de negócios
A programação foi elaborada com foco em soluções competitivas, que proporcionem o crescimento, fortalecimento e sustentabilidade do negócio cooperativo. Com o tema, Intercooperação e Inteligência Artificial, o encontro proporcionou reflexão e troca de experiências entre os participantes.
Projeto de intercooperação
Em uma atividade proposta na palestra do mágico Marco Zanqueta sobre Intercooperação, o presidente da Cagel, Jonas Vilela, teve uma ideia de proposta comercial para a Cooper Fana, cooperativa de pequenos produtores rurais. “O projeto foi possível por meio do programa PNAE do governo, que atende pequenas cooperativas que não têm condições de dispor o leite de saquinho. Com essa cooperação, vamos melhorar nossa produtividade porque a máquina ficava parte do tempo ociosa, ajudando a pequena cooperativa a melhorar sua renda e, ao mesmo tempo, diminuindo o nosso custo de produção”, explicou.
Para o coordenador do Núcleo Cooperativo Regional Noroeste, Genilson Nunes, a realização do Fórum regionalizado proporcionou um momento único de troca de vivências entre cooperativas que nem sempre conhecem o negócio da outra. “Cada praça tem conotações próprias e diferentes, por isso esse evento para traçar estratégias e nos intergrarmos será de grande valia para o nosso futuro”, avaliou.