O pré-candidato a prefeito de Goiânia Fred Rodrigues (PL) visitou, nesta quinta-feira (25), a sede do Sistema OCB/GO. O presidente da instituição, Luís Alberto Pereira, entregou ao político um documento com sugestões para incorporar o modelo cooperativista nas políticas públicas da administração municipal.

“Fred Rodrigues e todos os demais pré-candidatos que já nos visitaram se comprometeram em implantar nossas propostas, caso sejam eleitos. Recebemos esses compromissos com muita satisfação, pois sabemos que o cooperativismo tem muito a contribuir com a gestão de um município como Goiânia, nas mais diversas áreas da administração pública”, afirmou Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO.

Vários pré-candidatos à prefeitura de Goiânia visitaram a sede do Sistema OCB/GO nas últimas semanas. Os encontros têm servido como um fórum de debate entre os colaboradores, dirigentes da instituição e os pré-candidatos a prefeito. Todos eles receberam um documento com as principais propostas do cooperativismo goiano para a próxima gestão municipal e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o alcance social e econômico do modelo de negócios e sua ampla capilaridade no município e no Estado de Goiás.

Entre as sugestões apresentadas no documento “Eleições 2024 – Cooperativismo como instrumento de transformação socioeconômica”, destacam-se a criação de uma estrutura administrativa no governo municipal para cuidar da promoção e apoio ao cooperativismo, estabelecendo assim uma interlocução direta com o setor, e a adoção de uma disciplina baseada nos princípios do cooperativismo, pela rede municipal de ensino, que desperte em crianças e jovens habilidades e o desejo de empreender, a partir do modelo de negócio cooperativista.

Fred Rodrigues afirmou que as propostas apresentadas pelo cooperativismo goiano estão em sintonia com a sua escola política e com o que ele acredita como cidadão. “Nossos valores e princípios são justamente os de desenvolver uma integração maior das pessoas que não estão necessariamente presentes na política, mas que entendem muito da cidade. Queremos acolher as pessoas que querem trabalhar (pela cidade) e, nesse sentido, as cooperativas são essenciais no nosso plano de governo. Por isso me comprometi e vou incluir as propostas no meu plano de governo”, afirmou.

Sobre a criação de uma estrutura dedicada à promoção das cooperativas e da cultura cooperativista na administração municipal, Fred Rodrigues também afirmou ser favorável. “Precisamos identificar e escolher o que é essencial e, sem dúvidas, trabalhar com as cooperativas é algo essencial dentro de um plano de governo que propõe desenvolver um trabalho técnico e de qualidade. Com uma embaixada do cooperativismo na prefeitura, esse trabalho pode ser feito de forma mais ágil”, afirmou.

Propostas

O documento “Eleições 2024 – Cooperativismo como instrumento de transformação socioeconômica”, elaborado pelo Sistema OCB/GO, apresenta cinco propostas de grande abrangência. Elas se complementam com diversas ações esperadas, a partir da adoção e da implementação das sugestões como políticas públicas a serem adotadas pelo próximo prefeito de Goiânia.