A abertura da InterLeite Brasil 2023 foi realizada na manhã desta quarta-feira (2/08), no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia. Há 21 anos, o evento reúne os produtores de leite brasileiros para discutir o cenário da produção no País. A 21ª edição tem o tema ‘a estratégia de negócios chegando à produção de leite’.
O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, representou a entidade na cerimônia, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Pedro Leonardo de Paula Rezende, além dos representantes das entidades Abraleite, Sindileite, Senar e Sebrae Goiás.
Na ocasião, Jubrair ressaltou que as cooperativas de leite goiana têm atenção especial do Sistema OCB/GO no apoio e desenvolvimento de gestão, para o incremento da produção láctea. Além disso, adiantou que a instituição está estruturando um programa para priorizar o melhoramento genético e a alimentação animal, com foco no aumento do faturamento de cooperados e cooperativas, para médio e longo prazo. Para isso, chamará as principais entidades ligadas ao setor para serem parceiras na estratégia.
“O leite é muito importante para Goiás e para o cooperativismo. Das nossas 86 cooperativas do ramo agro, 41 trabalham com o produto, ou seja, boa parte do leite produzido no Estado passa por uma cooperativa”, ressaltou Jubrair.
Evento
Em dois dias, o encontro reunirá toda a cadeia leiteira e apresentará formas de como a estratégia produtiva passará a ser combinada com a questão ambiental e energética. Também com foco estratégico no suporte à atividade do setor leiteiro, o Sistema OCB/GO apoia a realização do evento deste ano.
O SESCOOP/GO instalou um estande no salão de exposições para atender as cooperativas do ramo e os visitantes. A ideia é difundir informações sobre as vantagens do cooperativismo para a produção de leite e também informar sobre os projetos de formação e gestão que estão disponíveis para as cooperativas.
InterLeite
A edição de 2023 da InterLeite tem 1.300 participantes presenciais e 100 virtuais. Como no ano passado, o evento é realizado em formato híbrido (presencial e on-line) e vai contar com 25 palestras, divididas em quatro eixos temáticos. No InterLeite Brasil 2023 haverá dois painéis: ‘Melhorando o ambiente de negócios na atividade leiteira’ e ‘As estratégias de negócio na produção primária’. O primeiro abordará o ambiente de negócios, câmara de conciliação, instrumentos de mercado para proteção da renda, desafios da nutrição proteica, diversificação e qualidade. O segundo, produção a pasto com alta competitividade, eficiência produtiva, tecnologia, agregação de valor e a gestão leiteira 4.0.
A produção brasileira de leite cresceu 143,7% entre 1990 e 2021, passando de 14.48 para 35.30 bilhões de litros ao ano, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (IBGE/2021). Contudo, entre 2006 e 2017, o número de pecuaristas de leite no país caiu 13%, saindo de 1,350 milhão para 1,176 milhão.
“A cadeia do leite está se profissionalizando, mas não é um processo fácil, especialmente diante de tantas transformações. É necessário criar oportunidades e momentos para a troca de informações, para a reflexão e para a inspiração, aspectos centrais na concepção do evento”, diz Marcelo Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures, empresa responsável pelo evento.