Está oficialmente aberta a Semana do Cooperativismo em Rio Verde, que começa hoje (10/4) e se estende até o próximo sábado, com várias ações beneficentes, de atenção à saúde e atrativos diversos para toda a população. A cerimônia de abertura, realizada na Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, pelo prefeito Paulo do Vale e pelo coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, Marcelo Oliveira.

A programação do evento conta com palestras sobre educação financeira, atividades educativas, culturais e oferta de serviços e produtos das cooperativas da Região Sudoeste de Goiás, entre vários outros atrativos. Tem o apoio e participação das cooperativas da região,  várias instituições parceiras e da Prefeitura Municipal, que vai oferecer serviços de atenção à saúde para os moradores, como aferição de pressão, solicitação de mamografia, vacinação, doação de mudas e aulas de dança, entre outros.

O presidente do Sistema OCB/GO conclamou as lideranças políticas presentes a defenderem os projetos do cooperativismo, principalmente os de maior apelo social e ambiental. São exemplos a reciclagem de resíduos e aqueles voltados para a agricultura familiar, por se tratar de uma causa que beneficia diretamente a população e a economia dos municípios.

“No capitalismo, o principal é o capital, que soma esforços, dá resultados, mas concentra a renda. No cooperativismo, o principal são as pessoas. Este modelo, ao mesmo tempo em que também produz resultados, distribui renda. Essa é a grande diferença e nós temos que levar essa bandeira para o bem de Rio Verde, de Goiás e do nosso País”, enfatizou. Luís Alberto destacou, ainda, que Rio Verde tem uma importância ímpar para o cooperativismo goiano, pois é sede de grandes cooperativas nos ramos agropecuário, saúde, crédito e transportes.

Símbolo

Prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale ressaltou que o cooperativismo é uma marca consistente no desenvolvimento do município, representado pela imagem dos pinheiros. “Esse símbolo tem um significado muito grande, material, mas também espiritual, pois mostra que todos somos iguais.  Agradeço a todos que contribuíram para a criação dessa semana do cooperativismo, que tem como objetivo aproximar as cooperativas da comunidade, mostrar a ela a importância de cooperar, principalmente para as crianças, e provocar a criação de novas cooperativas, de todos os ramos”, afirmou.

Marcelo Oliveira, coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste do Sistema OCB/GO, destacou a parceria com a prefeitura, que mobilizou toda a sua equipe de auxiliares e secretarias, e da grande adesão das cooperativas e instituições diversas para a realização da Semana do Cooperativismo em Rio Verde. “O prefeito Paulo do Vale esteve aberto a essa parceria desde o início, os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui a Semana do Cooperativismo e tivemos a adesão de 13 cooperativas e de várias instituições”, frisou.

A deputada federal Marussa Boldrin, que integra a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) no Congresso Nacional, destacou  a mobilização dos parlamentares à frente dos projetos que beneficiam o cooperativismo e toda a sociedade, a exemplo da PEC da Reforma Tributária. “Temos quatros PECs em andamento e buscamos contemplar o Ato Cooperativo, para que as cooperativas não percam os benefícios que já têm e ganhem novos incentivos, pois sabemos da importância dessa pauta para o cooperativismo”, disse. “Temos cooperativas de todos os tamanhos, da produção de mel às cooperativas de crédito. E quem é pequeno hoje, um dia pode se tornar grande, com capacitação e engajamento”, enfatizou.

O deputado estadual Karlos Cabral, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, também prestigiou a abertura da Semana do Cooperativismo e ressaltou o importante papel desempenhado pelas cooperativas na economia goiana. “Temos muitas cooperativas em setores como agricultura, pecuária, crédito saúde e educação. Essas cooperativas têm fomentado a geração de empregos e o desenvolvimento econômico das cidades goianas. Contem com nosso trabalho”, prometeu.

Serviço:

Semana do Cooperativismo de Rio Verde

Abertura: segunda-feira (10/4), às 9 horas, na Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv)

Programação de 10 a 14/04: Atividades diversas para o público das cooperativas e ações beneficentes e de atenção à saúde em várias instituições da cidade.

Programação de 15/04: palestras sobre educação financeira, atividades educativas e culturais, serviços de atenção à saúde oferecidos pela prefeitura e cooperativas, orquestra de violeiros e sanfoneiros, banda de sopro, Espaço Zen com massagens, doação de kits higiênicos femininos, bazar de roupas, agasalhos e brinquedos, passeio ciclístico, ação voltada à adoção de cães e doação de ração, entre outros atrativos, e show musical de Rick & Renner

Quando: a partir das 9 horas

Onde:  Parque Zilda Arns (Parque do Veneza)

Entrada: gratuita