Em um encontro virtual realizado nesta quinta-feira (14), com o renomado professor e cientista político Humberto Dantas, foi dado o início do Programa de Educação Política do Sistema OCB/GO. O projeto foi idealizado pela Coordenação de Relações Institucionais da Casa do Cooperativismo Goiano para levar conscientização sobre a importância do tema às cooperativas goianas. Para a primeira ação da iniciativa, foram convidados os representantes dos comitês de jovens e mulheres, Geração C e Elas pelo Coop.
O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB/GO, Diogo Oliveira, revelou que hoje começou uma jornada de sensibilização das coops para essa temática. “Queremos ser um elo entre a entidade e os representantes de relacionamento institucional das cooperativas para sempre podermos tratar sobre as relações governamentais e seus interesses no cooperativismo”, explicou. Na sequência do programa, outros grupos serão convidados a participar de novos encontros como conselheiros, representantes das cooperativas e dos Núcleos Cooperativos.
A reunião virtual também contou com a participação do coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB nacional, Eduardo Lima Queiroz, que ressaltou a representatividade dos jovens e mulheres para o movimento cooperativista. “Como são engajados e participativos será um diferencial para que a gente mude a cultura das cooperativas. Quando discutimos políticas públicas que favorecem o cooperativismo, estamos fazendo política no coop”, explicou Eduardo.
Atualmente, mais de vinte unidades estaduais atuam com programas de educação política no Sistema OCB. Para o cientista político Humberto Dantas, começar a sensibilização pelos jovens e mulheres é relevante porque é um público caracterizado pela falta de consciência política.
“Pensar a política no cooperativismo é optar por uma postura reflexiva, diferente de politicagem e política partidária. Não podemos mais ignorar o pensamento político no movimento de desenvolvimento das cooperativas”.
Humberto Dantas