A empresária Helena Ribeiro foi empossada, na noite desta segunda-feira (6), como presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana (Codese). A solenidade foi realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e contou com a presença do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e do presidente da Central Sicoob Uni, Raimundo Nonato.

Segundo Luís Alberto, o cooperativismo atua há muito tempo com o Codese em um projeto de melhoria dos índices de desenvolvimento da capital do Estado. “Caminhamos juntos nesse processo para proporcionar melhorias à comunidade, faz parte da nossa razão de ser”, declarou.

Helena Ribeiro é a primeira mulher a tomar posse como presidente nos Codeses pelo Brasil. A empresária goiana atua no setor de terceirização de serviços empresariais e educação executiva por meio do Grupo EMPZ e da Faculdade ESUP.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do Codese, Helena Ribeiro, afirmou que vai apoiar a nova gestão do prefeito Sandro Mabel, destacando sua liderança no setor produtivo como empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg).

Em entrevista ao portal Empreender em Goiás, ela revelou que irá apresentar ao prefeito de Goiânia estudos realizados por uma assessoria técnica. O trabalho tem objetivo de incrementar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, com foco em quatro eixos: gestão pública (governança, eficiência fiscal e transparência); desenvolvimento socioeconômico; ordem pública e social; educação, saúde e bem-estar; e urbano e ambiental, que contemplam infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade.

“Nós vamos fazer bons projetos focados sobre o que precisamos melhorar. Vemos muita gente cobrando e pouca ação. Vamos ajudar para colocar Goiânia no terceiro lugar com o melhor IDH. Tenho mapeado e notado que, desde 2016, na gestão Iris Rezende, que a evolução tem sido pequena”, declarou a nova presidente do Codese.