O Ano Internacional das Cooperativas de 2025 (IYC 2025) será um marco para o cooperativismo. O momento representa uma oportunidade única para aumentar a visibilidade e o engajamento do movimento em todo o mundo e, especialmente no Brasil. Na segunda-feira passada (21/11), a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a identidade visual do IYC 2025. A imagem simboliza a conexão global das cooperativas e reflete seus efeitos duradouros em diversas esferas da sociedade.  

A ideia de pessoas ao redor do mundo que se conectam para construir um futuro mais próspero e sustentável também é ilustrada na identidade. O vermelho foi utilizado para representar a sociedade, o azul, a economia, e o verde, o meio-ambiente. Além disso, a imagem enfatiza as contribuições que as coops proporcionam para o desenvolvimento sustentável e a integração social. 

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, reforçou a importância de 2025 para o movimento no Brasil. “O Ano Internacional das Cooperativas é uma chance inestimável para reafirmar a relevância do cooperativismo na sociedade. É hora de mostrar como nosso modelo de negócios pode colaborar para superar os desafios socioeconômicos. É hora de unir vozes, fortalecer laços e ampliar nosso impacto”, declarou. 

O tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor foi anunciado em junho deste ano e tem como objetivo destacar a relevância do modelo cooperativo como uma solução essencial para enfrentar desafios globais. Para Márcio, o tema é  uma convocação à sociedade. “As cooperativas contribuem com a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o trabalho decente e o crescimento econômico. Por isso, aumentar o conhecimento e o reconhecimento do cooperativismo para expandir sua presença em prol de um mundo melhor é uma das nossas premissas para esse momento”, disse.   

Para maximizar o potencial de expansão que o ano de 2025 pode entregar ao movimento, o Sistema OCB  está planejando uma série de ações e iniciativas. As peças  lançadas pela ONU foram traduzidas para o português e disponibilizadas para as Organizações Estaduais (OCEs) e cooperativas de todo o Brasil na Central da Marca.  

O lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas será realizado em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre os dias 25 e 30 de novembro próximos. O evento irá reunir líderes globais que buscarão inspirar cooperativistas em todo o mundo e refletir sobre o impacto do movimento na sociedade. A celebração será um reconhecimento das conquistas passadas, mas também uma oportunidade para discutir as ações futuras que visam fortalecer ainda mais o modelo de negócios. 

Coop nas COPs

O cooperativismo também estará no centro das discussões sobre sustentabilidade tanto na 29ª como na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Na COP29, que acontece entre os dias 11 e 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão, dois painéis já estão confirmados para mostrar como o modelo de negócios está na vanguarda das soluções sustentáveis: Cooperativismo e Finanças Verdes e O Papel do Cooperativismo na Mitigação e Adaptação das Mudanças Climáticas.  

 Para a COP30, que será realizada no Brasil, em Belém (PA), em 2025, as expectativas são ainda maiores. “Vamos apresentar e reforçar, diretamente no nosso país e para o mundo todo, nossas iniciativas e somar às discussões sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, com destaque para o papel das cooperativas na promoção de práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade”, ressaltou Márcio Lopes. (Sistema OCB)