O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, será homenageado com o título de Cidadão Aparecidense. A vereadora Camila Rosa, autora do Projeto de Lei, já foi aprovado pela Câmara de Aparecida de Goiânia, esteve na sede da OCB/GO, quinta-feira (20), para formalizar a homenagem. O secretário executivo da Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia, Paulo Borges, também compareceu ao encontro. A entrega do título de Cidadão Aparecidense ao presidente do Sistema OCB/GO será realizada na nova sede da Câmara de Vereadores da cidade, ainda com data a ser marcada. 

Para Luís Alberto Pereira, a homenagem reforça o trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema OCB/GO em fortalecer as cooperativas goianas e, consequentemente, as cidades onde estão localizadas. “Fico muito grato pela deferência. Sei que a vereadora tem origem no cooperativismo e considera essa uma causa pessoal, também agradeço por estar do nosso lado”, afirmou. 

A vereadora Camila Rosa confirmou suas origens no cooperativismo e ressaltou que a homenagem também abrange o que Luís Alberto realizou em toda sua carreira. “Eu realmente sou uma cooperativista, inclusive sou ex-presidente de uma cooperativa de agricultura familiar de Aparecida de Goiânia”, contou. “Sei da importância do Sistema OCB/GO e da participação do Luís Alberto no cooperativismo, mas também do trabalho na Secretaria da Fazenda de Goiás”, acrescentou. 

Concursado para o cargo de Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 1984, Luís Alberto Pereira ocupou os cargos de Superintendente Executivo e Superintendente do Tesouro Estadual. Ele participou da formulação do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir), instituído em 2000. Foi também secretário executivo do Programa Fomentar. 

O secretário executivo da Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia, Paulo Borges, reforçou a importância da presença das cooperativas na cidade. “Prova disso é a criação do Dia do Cooperativismo no calendário oficial do município, que pela lei deve ser celebrado sempre no terceiro sábado do mês de março”, lembra. 

História

Luís Alberto Pereira possui um histórico de vida e dedicação ao cooperativismo goiano, que começou no final da década de 1990, quando um ex-colega da Faculdade de Engenharia o convidou para fundar uma cooperativa de crédito, nascia, assim, a Engecred, que mais tarde viria se tornar o Sicoob Engecred. Na cooperativa, Luís Alberto foi vice-presidente e depois presidente do Conselho de Administração, por 7 anos.

Ainda no cooperativismo, Luís Alberto Pereira foi vice-presidente do Sistema OCB/GO, de 2015 a 2019. Em seguida, foi eleito para ser presidente da entidade, esteve à frente de 2019 a 2022, sendo reeleito para a atual gestão, de 2023 a 2026. 

Em fevereiro de 2024, Luís Alberto Pereira também foi eleito como representante da Região Centro-Oeste na nova diretoria da OCB Nacional. Ele faz parte da diretoria da entidade para o período 2024-2028.