A OCB/GO busca a parceria do Senai, do Sistema Fieg, para que as cooperativas de agricultura familiar possam participar do Programa Alimento Confiável. Uma equipe da Casa do Cooperativismo Goiano se reuniu, segunda-feira (10), com a engenheira de alimentos do Senai, Thais Santos, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. O objetivo foi conhecer o programa e viabilizar a participação das cooperativas.

O Programa Alimento Confiável é uma iniciativa que visa promover a segurança e a qualidade na produção de alimentos. Para conquistar o Selo Alimento Confiável, concedido pelo Senai, as empresas devem atingir no mínimo 85% de conformidade em um checklist de qualidade e segurança dos alimentos. O programa oferece consultoria baseada nos procedimentos sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Entre os diversos benefícios do programa, de acordo com o analista de cooperativismo da OCB/GO, Emanuell Lopes, participar do Selo garantiria qualidade dos produtos e adequação às normas higiênicas/sanitárias e segurança alimentar para as cooperativas. “Além de abrir portas para o mercado consumidor, para as cooperativas de agricultura familiar o selo pode significar a melhoria na produção e, consequentemente, na qualidade do produto”, explicou. 

Detalhes da parceria ainda serão definidos entre a OCB/GO e o Senai.