O SESCOOP/GO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás) lançou hoje um edital de seleção com o objetivo de fortalecer cooperativas do setor leiteiro no estado. A iniciativa visa oferecer até 30 consultorias técnicas especializadas em melhoramento genético e qualidade do leite. O apoio será totalmente subsidiado, em parceria com o Sebrae/GO, por meio do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira. O projeto é voltado para produtores rurais que integram cooperativas registradas e regulares no Sistema OCB/GO.
Para participar, os cooperados devem estar em situação regular junto ao Sistema OCB/GO, possuir uma propriedade rural em Goiás e comprovar formalmente sua atividade leiteira por meio de registros como CNPJ, CAF/DAP, CAEPF, entre outros. A seleção dos participantes dentro das cooperativas deve ser criteriosa, considerando fatores como a necessidade de melhorias na produção, no manejo e na qualidade do leite. Além disso, é necessário que o produtor tenha um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
O edital oferece uma série de consultorias para ajudar os produtores de leite a aprimorarem suas práticas e resultados, sendo que cada cooperativa pode inscrever entre um e seis cooperados, e cada cooperado pode escolher até duas consultorias distintas. As consultorias disponibilizadas incluem:
- Aperfeiçoamento de Manejo Reprodutivo: 10 consultorias de boas práticas para aprimorar o manejo.
- Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF): 5 consultorias.
- Fertilização in Vitro (FIV): 5 consultorias.
- Melhoria da Qualidade do Leite: 10 consultorias focadas em elevar a qualidade do produto final.
Inscrições
As inscrições são voluntárias e gratuitas, devendo ser realizadas exclusivamente pela cooperativa interessada. O período de inscrição vai de 1º de novembro de 2024 a 20 de novembro de 2024. Para se inscrever, a cooperativa deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la por e-mail no formato exigido.
Após o encerramento das inscrições, as cooperativas selecionadas serão anunciadas em 21 de novembro de 2024. A documentação adicional dos cooperados selecionados deverá ser entregue de 22 a 28 de novembro de 2024. Caso necessário, as datas para recursos serão 22 e 25 de novembro de 2024. Os serviços de consultoria estão previstos para ocorrer de 1 de dezembro de 2024 a 4 de março de 2025.
Competitividade
Esta ação busca elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor leiteiro em Goiás, beneficiando pequenos e médios produtores que, com o apoio técnico necessário, podem adotar práticas mais eficientes e sustentáveis, melhorando a qualidade genética do rebanho e do leite.
O edital completo e os anexos estão disponíveis no site Goiás Cooperativo. CLIQUE AQUI