A diretoria do Sicoob UniCentro Br compareceu ao 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 7 e 9 de agosto. Considerado o maior evento de cooperativismo de crédito da América Latina, a programação do Concred 2024 esteve voltada à sustentabilidade, às inovações tecnológicas aliadas às habilidades humanas e ao reforço da mensagem de que o momento atual é estratégico para as cooperativas de crédito, principalmente, no que diz respeito à agenda ESG (sigla para Enviromental, Social and Governance, que em português significa Meio Ambiente, Sociedade e Governança). 

Diretor de relacionamento e inovação, José Umberto Vaz de Siqueira, o presidente do Conselho de Administração da instituição, Clidenor Gomes Filho, o diretor-presidente da cooperativa, Diogo Mafia, e o diretor de controle e riscos, Rodrigo Naves. 

Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, entre os destaques do evento, esteve a palestra do renomado escritor britânico John Elkington, que discutiu o conceito de “capitalismo generativo” — uma abordagem que visa transformar o capitalismo tradicional em um modelo mais inclusivo, capaz de gerar valor econômico, social e ambiental. “A palestra nos desafiou a repensar o papel das cooperativas na economia global, no sentido de ampliar nosso impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. É inspirador ver que estamos no caminho certo, alinhados com as tendências globais que buscam transformar os pilares do setor financeiro”, pontua. 

Durante o evento, foi abordado ainda o papel crucial das cooperativas na promoção de práticas sustentáveis, o que motivou a designação do Ano Internacional das Cooperativas, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para 2025. ‘Cooperativas Constroem um Mundo Melhor’ será o tema do Ano Internacional das Cooperativas da ONU 2025 (AIC2025), que terá como proposta mostrar o impacto duradouro que as cooperativas têm nas comunidades ao redor do mundo. “A denominação da ONU reforça a relevância do cooperativismo em promover um modelo de negócios que não gera apenas valor econômico, mas também contribui para um futuro mais justo e sustentável”, observa o diretor-presidente.  

O Concred 2024 contou também com outros palestrantes de renome, como o ator, diretor, produtor e dramaturgo Miguel Falabella, a atleta paralímpica Adriele Silva, e o filósofo Luiz Felipe Pondé. Nesse sentido, Diogo destaca a importância do Concred como um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Participar deste encontro foi uma oportunidade única para reafirmarmos nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, afirma. E completa: “O Sicoob UniCentro Br segue firme em seu compromisso de promover o cooperativismo como uma alternativa viável e necessária para enfrentar os desafios contemporâneos, sempre buscando inovações que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”. 

Fonte: Kasane