O Sicredi foi premiado pelo Environmental Finance Impact Award 2024, na categoria “Impact initiative of the year: Latin America and Caribbean”A premiação, concedida pela revista britânica Environmental Finance, se deu pela captação de US$ 297 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão na cotação da época) junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe) e à JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) para apoio a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, bem como para crédito em regiões com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e para financiamento de atividades agrícolas.

O empréstimo foi o primeiro realizado pelo CAF para uma instituição financeira cooperativa brasileira, assim como a primeira colaboração entre CAF e JICA, avançando, assim, as conexões da instituição multilateral com o Japão e a Ásia. Esta foi a maior captação internacional já realizada pelo Sicredi, assim como a mais numerosa, em termos de parceiros institucionais, ao incluir também o BNP Paribas, Banco Finantia, Eco.business Fund e Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC).

“Ficamos muito felizes com essa premiação, pois significa o reconhecimento de nosso esforço no campo de iniciativas socialmente responsáveis para promover transformações positivas nas comunidades. Por isso temos, cada vez mais, buscado parcerias internacionais para reforçar essa agenda no país e colaborar para o desenvolvimento sustentável local”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças.

O prêmio Environmental Finance Impact Awards procura reconhecer e recompensar o trabalho de investidores de impacto em todo o mundo, destacando as melhores práticas em todas as classes de ativos e geografias. Em 2023 o Sicredi já havia sido premiado por financiar projetos nacionais ecologicamente corretos, entre eles, de energias renováveis, eficiência energética, agricultura sustentável e pequenas e microempresas.

A instituição financeira cooperativa é Integrante do Pacto Global da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e a operação junto às instituições financeiras internacionais pela qual foi premiado reforça seu comprometimento com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fonte: Assessoria de imprensa