Entre os dias 22 e 24 de outubro será realizada, em São Paulo, a 8ª edição da Waste ExpoBrasil 2024, maior evento da América Latina dedicado à completa gestão dos resíduos sólidos, aos diferentes processos para a reciclagem, valorização energética sustentável, limpeza pública e saneamento urbano.
Neste momento de discussões sobre mudanças climáticas e preparação para COP30 no Brasil, o Sistema OCB/GO, com apoio do Sebrae Goiás, participa do evento com uma comitiva de 24 pessoas, formada pelas cooperativas de reciclagem: Cooper-Goianira, Cooper Rosa, Cooper Morrinhos, Cooper Pontalina-GO, Coopera Canedo, A Ambiental, Cooperxixá, Coopires, Coopera Chapada, Cooprec, Cooperrecicla Planaltina e Coop-recicla Rio Verde.
A expectativa é que o evento reúna, no Expo Center Norte, na capital paulista, mais 200 empresas de 21 países, combinando pelo menos 250 marcas líderes em seus segmentos para um público superior a 11 mil visitantes do Brasil e de várias outras nações. Como no ano passado, a Waste Expo Brasil será realizada junto da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), a mais antiga feira técnica da América Latina dedicada ao saneamento urbano e que, neste ano, terá 320 estandes e a representação de mais de 400 marcas globais.
O tema central da Fenasan será “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”, enquanto o foco da Waste Expo Brasil será “A Inação da Lei 12.305/10, Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. Essa lei, assinada há 24 anos, prevê a erradicação dos lixões irregulares até outubro de 2014, mas ainda não foi cumprida. Atualmente, 1.600 municípios brasileiros descartam seus rejeitos em locais inapropriados, inclusive em Áreas de Proteção Ambiental Permanente.
Segundo Jesus Gomes, CEO da Waste Brasil, a expectativa para este ano é otimista. “Entendo ser muito positiva mudança de percepção dos consumidores, da cadeia varejista, dos fabricantes e dos governantes ao ressaltarem o cumprimento da PNRS de 2010 e do Marco Legal do Saneamento de 2020. Ambas as Leis são modernas e plenas, mas que se tornam ineficazes se não aplicadas de maneira legítima”, diz.
Em paralelo à feira, é promovido o FWB – Fórum Waste Brasil, conhecido Fórum temático distribuído em 14 painéis com palestras de especialistas, técnicos e autoridades de todo o setor.
Fonte: https://wasteexpo.com.br/