Criado pelo Sistema OCB/GO para disseminar os conceitos básicos do cooperativismo para crianças e jovens, o projeto Sementescoop foi recebido pela rede pública de ensino do município de Bela Vista de Goiás, nos meses de abril e maio, atendendo mais de 300 alunos. Segundo a prefeita Nárcia Kelly, “a semente de união, cooperação e do trabalho coletivo foi plantada nos corações dessas crianças. Lá na frente vamos colher os frutos, até porque vamos continuar regando o plantio com bons exemplos”.
Projeto piloto
Após ser levado para as principais feiras de agronegócio do Estado de Goiás, como a Tecnoshow Comigo, Comiva e Agrotecnoleite Complem, o projeto Sementescoop foi aplicado nas turmas do 5° ano das escolas municipais de Bela Vista de Goiás. Por meio de atividades lúdicas e educativas, os alunos são apresentados aos conceitos e princípios do modelo de negócio que pode melhorar a vida da comunidade onde vivem. Os temas cooperação, solidariedade, responsabilidade social e democracia fazem parte do conteúdo adaptado para a faixa etária.
Com abordagens adequadas ao público infantojuvenil e adulto, os estudantes assistem a vídeos curtos e informativos adaptados para cada faixa etária e respondem a perguntas sobre o modelo de negócio, em tablets. Quem conclui o quiz, um questionário virtual, ganha no final um certificado.
“O programa faz parte de nosso esforço de levar as noções de empreendedorismo e cooperação para a rede de ensino e para as futuras gerações”.
Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira
O projeto piloto foi realizado em Bela Vista de Goiás e a pretensão é expandir para todos os municípios goianos. Os municípios de Cristalina, na região Nordeste, e Goiânia deverão ser os próximos a receber a inciativa de educação cooperativista.