Mais de 7 mil pessoas participaram das atividades do Dia de Cooperar 2024 (Dia C Goiás), neste sábado (6/7), no Jardim Botânico. A celebração, promovida anualmente pelo Sistema OCB/GO, com apoio das cooperativas goianas e de parceiros, mobiliza voluntários, colaboradores, dirigentes e a sociedade em geral para um dia repleto de atividades e serviços comunitários.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou que o Dia C Goiás tem se tornado maior a cada ano, com mais cooperativas e parceiros participantes e um significativo aumento de público.

“Temos que nos aproximar da população, para que as pessoas conheçam melhor o modelo de negócio cooperativista. Com esse grande evento, além de proporcionar diversão e oferecer serviços para a comunidade, estamos também promovendo a cultura do cooperativismo, para que as pessoas sempre tenham em mente que a cooperação é um dos caminhos para o sucesso em suas vidas,” destacou.

A presidente da Cooperativa de Bordadeiras Bordana, Celma Grace, também ressaltou a importância da Celebração do Dia de Cooperar para aproximar as cooperativas da população. “No dia a dia, estamos na correria da cooperativa, mas nesta data podemos mostrar à comunidade o que é o cooperativismo. Essa é uma ação voluntária que tem tudo a ver com nossos princípios e valores, uma oportunidade de compartilhar todo o nosso conhecimento sobre essa técnica milenar do bordado,” ressaltou da Jordana, que ofereceu aula de bordado no parque.

Para o presidente da Cooperativa de Transporte de Passageiros Privado de Goiás (CoopGo), Marcelo Conrado, que pela primeira vez participa do Dia C Goiás, o evento promove uma conexão direta da cooperativa com a sociedade, ajudando-a a crescer e a se consolidar. “A nossa cooperativa foi criada em 2021 e o início nunca é fácil, por isso, esse apoio que o Sistema OCB/GO nos dá, com toda a sua estrutura física, de recursos humanos e de orientação estratégica, é tão importante”, destacou. 

Cultura Cooperativista

O Dia C Goiás 2024 trouxe como tema a “Cultura Cooperativista” e contou com a participação de 27 cooperativas e 12 órgãos e instituições parceiras. Foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação nutricional, higiene bucal, aulas de bordado, de educação cooperativista, consultoria de carreira e consultoria de imagem, entre outros.

As cooperativas também doaram alimentos, fraldas descartáveis, fizeram a troca 43 litros de óleo de cozinha usado por detergente líquido e distribuíram gibis, livros infantis e outros brindes e guloseimas para as crianças.  E como ocorre tradicionalmente no Dia C, em Goiás, uma unidade do Hemocentro recebeu doações de sangue no local.

O Espaço Cultura Cooperativista, novidade desta edição, ofereceu uma experiência interativa para os visitantes, com destaque para atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos, um espaço reservado à leitura e a palestra de uma consultora de imagem, promovida pelo Comitê de Mulheres do Sistema OCB/GO.

No local os visitantes puderam conhecer o projeto Sementescoop, em que personagens literários interagem com as crianças de forma divertida e educativa para disseminar informações básicas sobre cooperativismo. Outro destaque das atividades culturais foi o espetáculo teatral com os personagens atemporais do Sítio do Pica-Pau Amarelo,, conhecidos tanto pelo público adulto quanto pelo infantil, para ilustrar os princípios do coop, de forma leve e acessível.

Dia C Goiás

Anualmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho, o Sistema OCB/GO escolhe um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para direcionar o tema central da campanha do Dia C Goiás. Nesse ano, a campanha completou 11 edições no Estado.