O Sistema OCB/GO realizou, em sua sede, quarta-feira (18), uma reunião entre cooperativas de agricultura familiar e representantes da Equatorial Energia. Durante o encontro, as cooperativas apresentaram seus principais desafios e demandas, enquanto a equipe técnica da empresa de fornecimento de energia teve a oportunidade de compreender questões específicas que necessitam de soluções.
Participaram da reunião representantes de cooperativas integrantes do Núcleo Regional Cooperativo do Entorno do DF e Nordeste Goiano, entre elas: Cooperfrutti, Cooperfatura, Coopgam, CoopItaúna, CooperAgro, Coomapa, Coppab, Cooaspi e CooperRiachinho.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, esteve presente e destacou a produtividade do encontro. “Agradeço à diretoria de Relações Institucionais da Equatorial pela disponibilidade de atender nossas cooperativas, ouvir suas demandas e buscar soluções. Esse é o caminho para resolver os problemas apresentados e garantir que as cooperativas sigam produzindo”, afirmou.
Este foi o terceiro encontro promovido pelo Sistema OCB/GO com a participação da Equatorial para tratar das necessidades das cooperativas. O diretor de Relações Institucionais da empresa, Humberto Eustáquio, ressaltou a importância do contato direto com os clientes. “A Equatorial busca, a cada ano, melhorar a qualidade do fornecimento de energia, e reuniões como essa são essenciais para avaliarmos nosso desempenho e identificar pontos de melhoria. Já estivemos aqui duas vezes antes, e certamente voltaremos. Essa parceria entre a OCB/GO e a Equatorial fortalece o trabalho das cooperativas e contribui para aprimorar os serviços prestados”, destacou.
A presidente da Coomapa, Tania Coelho, agradeceu o apoio da OCB/GO e os esforços da Equatorial Energia. Ela destacou a importância da modernização da rede elétrica para o desenvolvimento das cooperativas. “A modernização da infraestrutura energética é essencial para as áreas produtivas, que ainda enfrentam desafios relacionados à eficiência energética. Seguimos comprometidos em buscar soluções que garantam um futuro mais eficiente e próspero para o setor rural”, afirmou.
Demandas
As cooperativas expuseram demandas relacionadas a questões como medição de energia, quedas frequentes no fornecimento que prejudicam a produção, causam perdas de materiais perecíveis, queimam equipamentos e interrompem a comunicação via internet.
Marco Henrique Pavan, analista do Departamento de Relações Institucionais da Equatorial, explicou que o sistema de fornecimento de energia em Goiás apresenta desafios complexos. “Ainda há muito a ser feito, mas a Equatorial está comprometida em ouvir, direcionar recursos e esforços para apoiar as cooperativas de agricultura familiar”, garantiu.
A reunião contou ainda com a participação online de sete representantes regionais da equipe técnica da Equatorial, que atuam diretamente nas localidades das cooperativas envolvidas. Com isso, as cooperativas passam a ter contato direto com os responsáveis técnicos de suas regiões para agilizar a solução de demandas.