O 10º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu 130 mulheres de todo o estado de Goiás para debater temas fundamentais como inovação, empreendedorismo e o papel da mulher no movimento. O evento, realizado nesta quarta-feira (13/11), no Hotel Transamérica Collection, em Goiânia, foi promovido pelo Sistema OCB/GO, por meio do Comitê Elas pelo Coop.  

Com uma programação intensa e diversificada, o encontro buscou capacitar e inspirar as cooperadas e colaboradoras das cooperativas goianas. Palestras sobre inovação, comunicação, empreendedorismo feminino, resiliência, gestão e liderança fizeram parte do dia.  

O evento teve início com o Painel Inovação: Mulheres na Vanguarda do Cooperativismo, que contou com a participação de Carla Vinhadeli, coordenadora de Inovação da OCB/GO, Christianne Pimenta, especialista em Inteligência Artificial e membro do Comitê Elas pelo Coop, e Suellen Bastos, analista de Inovação do Hub Goiás.  

Durante o painel, foi apresentado o case de sucesso da Coopgam, cooperativa de agricultura familiar, pela assessora de marketing e comunicação Marcilene Mariano. Ela destacou a importância de capacitar os produtores rurais para o uso de ferramentas digitais.  

“Falar em inovação em cooperativas de crédito é mais tranquilo, porque existem equipes voltadas para a execução desses projetos. Mas nas cooperativas de agricultura familiar é mais difícil. Pensando nisso, o SESCOOP/GO e o Sistema OCB/GO realizam cursos e programas para inserir os produtores no mundo digital”, explicou Marcilene.  

Ao longo do dia, as participantes assistiram palestras inspiradoras que abordaram temas como comunicação e liderança. Dentre elas, a palestra da especialista Carla Limongi, que abordou empoderamento feminino e liderança, destacando a importância do autoconhecimento. “Estamos buscando entender nossos valores e princípios para termos capacidade de autogestão e, assim, liderar com mais confiança”, afirmou.  

A palestra de Renata Alarcon, encerrando a programação, reforçou a importância da resiliência no empreendedorismo, enquanto Giovanna Mel apresentou a voz das mulheres no cooperativismo.  

Representatividade  

O Comitê Elas pelo Coop, responsável pela organização do evento, desempenha um papel fundamental no apoio às mulheres cooperativistas em Goiás. A coordenadora do comitê, Naiara Almeida, enfatizou o objetivo de ampliar a participação feminina nas cooperativas, principalmente em cargos de liderança.  

“Acredito que cada vez mais as cooperativas devem abrir comitês para mulheres internamente, para que elas tenham mais representatividade”, afirmou Naiara.  

A presidente da cooperativa Floryá, Ihasminy Teixeira, participante do evento, também ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Encontramos aqui várias amigas e estamos conhecendo outras, criando uma rede de contatos. Esse encontro promove o empoderamento feminino e reforça a nossa capacidade de liderança.”