A Unimed Federação Centro Brasileira participará do programa de avaliação da rede credenciada, formulado pela Unimed do Brasil. O objetivo é utilizar parâmetros semelhantes nas análises dos hospitais credenciados em todo o país. O projeto foi apresentado durante a reunião ordinária do Conselho Federativo, no dia 12 de julho, que contou com as presenças dos diretores executivos da Federação e de presidentes das Unimeds Federadas.

De início, o programa irá abordar apenas hospitais gerais, sem maternidades. As Singulares podem iniciar as avaliações já em agosto de 2024, com as etapas divididas em três ciclos. A Faculdade Unimed será parceira nas auditorias e, a partir das avaliações obtidas, começará a normatização de diárias e taxas.

TEA

Os impactos da assistência ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) também foram abordados durante o encontro. Os dirigentes conheceram os dados sobre os diagnósticos de autismo nas regiões das Singulares e debateram a respeito da criação de serviços próprios para prestar atendimento aos beneficiários.

O presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira, reafirmou o compromisso de manter a entidade atenta às demandas das federadas e apoiá-las nesta assistência, assim como vem sendo feito em diversas outras áreas.

Projeto de privacidade

A pauta da reunião envolveu ainda a apresentação dos resultados da auditoria sobre privacidade e segurança da informação. A conclusão foi positiva e mostrou que existe uma cultura de proteção de dados dentro das Unimeds. As Singulares interessadas podem receber o plano de ação para aprimorar ainda mais a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Evento sobre judicialização e Fundo de alto custo

Junto à federada Unimed Cerrado, a Unimed Federação Centro Brasileira prepara um simpósio jurídico que terá como foco a judicialização. Os debates terão o objetivo de ajudar a minimizar os impactos das liminares judiciais.

Para finalizar a reunião, a Federação apresentou o projeto do Fundo para Medicamentos de Alto Custo (FUMED), que irá auxiliar as Singulares nos custos de tais medicações. Será criado um Conselho Gestor para a administração, com um membro da Federação e demais representantes das federadas.

O prazo final para adesão das Unimeds é 30 de agosto. Em seguida, as regras serão validadas e, em outubro, começará o recolhimento das contribuições, de acordo com as previsões. Danúbio Antonio de Oliveira garantiu que cada cooperativa receberá as informações sobre o FUMED em detalhes.

Fonte: Assessora de imprensa